No programa OAB Paraná Total, advocacia de Arapoti pede elevação da comarca para entrância intermediária

A advocacia de Arapoti esteve reunida na manhã desta sexta-feira (8/3) com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, dando sequência ao programa OAB Paraná Total. No sistema OAB, Arapoti é representada pela subseção de Wenceslau Braz, presidida pelo advogado Paulo Madeira, também presente à audiência pública realizada no fórum local.

“A comarca tem hoje 6.169 processos e conta com apenas um juiz. A maior insatisfação da advocacia é com a demora no andamento dos processos”, explica Telles. “Também ouvimos relatos das dificuldades com a inexistência de parlatório na delegacia, na cadeia pública. Isso impõe barreiras na comunicação entre advogado e cliente”, acrescentou o presidente.

Os presentes também mencionaram sua satisfação com a organização do modelo de advocacia dativa, mas pediram aprimoramentos quanto à triagem daqueles que realmente precisam de assistência judiciária. Em resposta às solicitações de cursos da ESA, Telles teve a oportunidade e explicar como se dá o funcionamento da ESA online, inclusive com a transmissão de aulas em tempo real.

Aberta no dia 24 de janeiro, a caravana OAB Paraná Total passará pelas 161 comarcas do Paraná, dando voz à advocacia. As situações diagnosticadas em campo serão compiladas para fundamentar reivindicações de melhorias junto aos tribunais, ao Ministério Público, à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Civil. Arapoti foi a 13ª comarca visitada pela caravana. Ainda nesta sexta-feira, o presidente se reúne com a advocacia de Siqueira Campos.