OAB e conselhos de profissões regulamentadas debaterão ensino superior

A OAB Nacional receberá dirigentes de conselhos profissionais para promover, no dia 17 de novembro, o fórum permanente intitulado “O Ensino Superior na Visão dos Conselhos Profissionais de Profissões Regulamentadas”. O debates começarão às 9h, na sede do Conselho Federal.

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, estará na mesa de abertura do fórum acompanhado do vice-presidente, Luis Claudio Chaves; do secretário-geral Felipe Sarmento; do secretário-geral adjunto Ibaneis Rocha; do diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira; e do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB, Marisvaldo Cortez Amado.

A proposta do fórum é debater temas caros a todas as profissões regulamentadas, tais como avaliação dos cursos de graduação pelos conselhos representantes, ensino à distância (EAD), critérios para renovação/reconhecimento de cursos, entre outros tópicos. Ao final da reunião, será redigida e lida a Carta do Fórum Permanente.

OAB Paraná

O ensino jurídico tem sido alvo de preocupação também nas seccionais. A OAB Paraná realizou no mês passado o II Encontro Estadual dos Professores de Direito do Paraná. Docentes das faculdades de Direito do estado participaram dos debates sobre os desafios do ensino jurídico. “Temos hoje mais de 2 milhões de bacharéis que não conseguiram a aprovação no Exame de Ordem, temos um universo de 90 faculdades de direito e várias outras em fase de aprovação pelo MEC. Esta é a realidade”, afirmou o presidente a OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, ao abir o encontro.