OAB Paraná apresenta resultados da seleção para o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense

A diretoria da OAB Paraná, apresentou na tarde desta sexta-feira (29) os resultados da seleção de projetos para o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex) durante o II Colégio de Presidentes de Subseções, em Cianorte.

O programa consiste em um fundo formado por recursos oriundos da economia gerada por valores arrecadados por meio de campanhas de recuperação da inadimplência de anuidade, com a participação das subseções; pelo redimensionamento do quadro de pessoal das subseções e da seccional na gestão 2022/2024; e por recursos da seccional, a critério da diretoria.

A presidente da seccional, Marilena Winter, destacou que a gestão ficou impressionada com a qualidade das propostas apresentadas. “Alguns projetos foram apresentados em conjunto por mais de uma subseção. Em outros casos, as subseções apresentaram mais de um projeto. A resposta foi tão positiva, que resolvemos aumentar o valor máximo inicialmente indicado. Agora os investimentos nas iniciativas sugeridas podem chegar até R$ 350 mil”, explicou a presidente.

“Sempre digo que a prática e o discurso têm que ser correspondentes. E, na prática, as subseções participam da gestão, inclusive com projetos”, acrescentou Marilena.

O diretor-presidente, Luiz Fernando Pereira, ressaltou a adesão. “Houve adesão das subseções e a seccional respondeu à adesão da subseção aumentado os valores”, pontuou. Segundo ele, a ideia é aumentar a capacidade e a autonomia que as subseções têm na gestão dos seus recursos.

Pereira também contou que, para dar apoio às subseções, foi desenvolvida, com apoio da Escola Superior da Advocacia (ESA), uma oficina sobre elaboração de projetos.

Também debates relacionados os desafios relacionados à adimplência. O secretário-geral, Henrique Gaede, pontuou: “Se a Ordem se aproximar dos advogados, mostrando os serviços que oferece, as oportunidades de realização dentro da subseções, a advocacia que estiver mais distante vai querer se aproximar novamente”, apontou.

Confira as propostas apresentadas:

PROEX