OAB Paraná e Movimento Pró-Paraná promovem debate sobre a importância do voto

A OAB Paraná, em parceria com o Movimento Pró-Paraná, realizou na noite desta segunda-feira (16), um debate sobre a importância do voto para o fortalecimento da democracia. O evento, aberto pelo secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre Quadros, contou com a presença do presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Taro Oyama, e do advogado Cléverson Marinho Teixeira, que mediou o debate.

O evento reuniu quatro especialistas da área eleitoral – a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraná, Carla Karpstein, os advogados Luiz Fernando Pereira e Andréa Sabagga de Melo, e o cientista político Emerson Cervi – e foi acompanhado por representantes da classe política. Cervi abordou o tema “Votos nulos, brancos e abstenções nas eleições e representatividade”. “As dificuldades da participação feminina” foram apontadas por Carla Karpstein, enquanto Luiz Fernando Pereira tratou da questão da “Inelegibilidade e o processo de registro de candidaturas no Brasil”.  Andréa Sabbaga encerrou o debate falando sobre as “Fake news e sua influência sobre o eleitor”.

Abertura – O secretário-geral adjunto Alexandre Quadros saudou os presentes em nome da Diretoria da OAB Paraná. Ao nominar a Ordem como “a casa da democracia”, Quadros frisou que neste espaço se reconhece a importância do diálogo e do voto, fundamentais para o crescimento e fortalecimento da democracia.

Representando o Movimento Pró-Paraná, o engenheiro Marcos Domakoski classificou o voto como um princípio basilar. “Este ato tão simples é tão carregado de história e simbolismo para a humanidade. Toda eleição se reveste de magnitude, é um exercício que concentra o livre-arbítrio. É o direito de escolha que transforma cada homem e mulher em cidadão”, afirmou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Luiz Oyama, enfatizou que o voto é fundamental para consolidar a democracia e contou que, nesse sentido, o TRE-PR tem participado de audiências públicas no interior do estado para levar essa mensagem. Oyama lembrou que este ano o Tribunal Superior Eleitoral criou um conselho consultivo especialmente para combater as “fake news”, considerando que a internet e as redes sociais serão o principal meio para que os candidatos divulguem suas propostas. “É importante que os eleitores verifiquem as informações que recebem e que a própria imprensa cumpra o seu papel na checagem dos fatos”, disse.

Cléverson Marinho Teixeira conclamou os participantes a difundir as questões e conclusões apresentadas durante o debate, uma vez que o país necessita efetivamente buscar o desenvolvimento no prisma político. “A crise moral é a que domina a situação e a que devemos vencer em primeiro lugar. A batalha está progredindo e despertando o povo para exercer a democracia.  O instrumento para isso é o voto”, afirmou.