OAB Paraná esclarece sobre seu papel em caso de denúncias a consultoria financeira

Tem sido divulgado na imprensa o caso de denúncias contra a empresa Fiel Consultoria Financeira, que prometia negociação de juros a consumidores. De acordo com reportagem divulgada no site da Banda B, a consultoria cobrava para negociar com os bancos, mas não prestava o serviço.

A OAB Paraná esclarece que a referida empresa não era um escritório de advocacia e que passou por procedimento de fiscalização, culminando no ajuizamento de Ação Civil Pública pelos serviços oferecidos.

Àqueles que buscam a revisão de contratos bancários ou limpar seu nome perante órgãos de restrição de crédito devem buscar a orientação e a contratação de profissionais devidamente habilitados e não de empresas de consultoria e assessoria, as quais exercem de forma irregular a advocacia, mesmo que de forma extrajudicial.

A OAB Paraná esclarece que os consumidores lesados devem buscar seus direitos no Procon e nos Juizados Especiais, a fim de reaver os valores que entenderem devidos.

“Compete à OAB a análise da conduta ética dos advogados. É importante destacar que o papel da OAB tem caráter disciplinar para com os profissionais inscritos. Os clientes que desejam reaver valores gastos devem recorrer ao Procon e aos Juizados Especiais”, destaca Giovani Cássio Piovezan, gestor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná.