OAB Paraná prestigia posse da nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

A diretoria da OAB Paraná prestigiou nesta segunda-feira (4) a sessão solene de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O desembargador Gilberto Ferreira tomou posse como presidente, em substituição ao desembargador Luiz Taro Oyama. O desembargador Tito Campos de Paula assumiu a vice-presidente e corregedor da Corte. O mandato da nova cúpula diretiva vigora até 31 de janeiro de 2020.

A advocacia paranaense foi representada pela vice-presidente da Seccional, Marilena Winter, e pelo tesoureiro Henrique Gaede.  Ao saudar os presentes em nome da diretoria da seccional, Marilena destacou os novos paradigmas e desafios que as redes sociais trouxeram ao processo eleitoral. “As eleições de outubro passado sinalizaram a chegada de um novo tempo para o Paraná e o Brasil. Pela primeira vez pudemos aferir a força das redes sociais no processo eleitoral, derrubando mitos que julgávamos imbatíveis”, disse.

“As redes sociais se transformaram nos grandes formadores de opinião – e esse fenômeno veio para ficar”, ponderou Marilena. Outro aspecto a ser analisado, pontuou a vice-presidente da OAB Paraná, é a virulenta campanha encetada nas mesmas redes sociais contra a lisura do voto eletrônico. “Como Secretária-geral da OAB Paraná, à época, tive a oportunidade de acompanhar de perto os esforços feitos por este Tribunal para demonstrar a segurança das urnas e do processo de escrutínio, visto que a Ordem dos Advogados esteve presente em todos os   procedimentos aqui realizados”, relembrou.

“Ao fim, houve o acatamento geral dos resultados, com a atuação do TRE considerada de pleno sucesso. Cabe ressaltar a condução eficaz do presidente Luiz Taro Oyama, que se posicionou de maneira firme e transparente sobre o assunto, louvando a excelência do sistema adotado no país”, disse.

Marilena Winter lembrou que a OAB Paraná tem sido incansável na fiscalização das campanhas eleitorais. Ela citou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Fiscalização Eleitoral, que encabeçou no último pleito a gestão do aplicativo Voto Legal. “Em resumo, passada a campanha, pode-se afirmar que a legislação de que dispomos é moderna e rigorosa – sem embargo a eventuais aprimoramentos, principalmente porque a velocidade de adoção de novas mídias digitais exige constante atualização da legislação”, disse.

“Tenho certeza de que o Tribunal Regional Eleitoral saberá enfrentar esses desafios com a eficiência que lhe é própria e pela qual é respeitado, principalmente durante o próximo período eleitoral, no segundo semestre de 2020, sob a direção competente dos Desembargadores Gilberto Ferreira e Tito Campos de Paula”, afirmou Marilena.

“Em nome dos quase 70 mil advogados paranaenses, recebam os votos de pleno sucesso na gestão. A OAB, desde já, coloca-se à disposição para que, juntos, possamos trilhar os caminhos que nos levarão ao futuro digno e justo desejado por todos”, sustentou.

Currículo – Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, na turma de 1979, o novo presidente do TRE-PR ingressou na magistratura por meio de concurso público em 1984. Tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 3 de dezembro de 2013. Foi idealizador da Central de Penas Alternativas de Curitiba (a primeira do Brasil), do projeto Sersocial e do programa de rádio Justiça para Todos, da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), da qual também foi presidente.

Num discurso proferido em trovas, Gilberto Ferreira afirmou que seu principal objetivo é dar andamento aos trabalhos da Justiça Eleitoral, mas principalmente fazer um preparativo para a eleição municipal que ocorrerá no que vem.

Inspirado no exemplo do antecessor, Ferreira também afirmou que as futuras ações irão  focar em sustentabilidade e em economia, de modo a economizar o máximo possível o dinheiro público.

“Os advogados que atuam/ Neste nosso Tribunal/ São muito bons, não recuam./Como eles, não tem igual. /Fundaram o instituto/de Direito Eleitoral/, que hoje reina absoluto,/ com fama internacional”, declamou o novo presidente do TRE-PR.