OAB Paraná lança Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade

A OAB Paraná lançou nesta quinta-feira (25/8) o Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade. A inciativa inédita reunirá representantes da seccional, do Conselho Regional de Administração (CRA-PR), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR) e Conselho Regional de Economia (CoreconPR) na promoção de  estudos e elaboração pareceres sobre os principais problemas e entraves que possam prejudicar o desenvolvimento econômico do estado.

“Esta é uma iniciativa inédita da OAB Paraná, que parte da ideia de um sentido de cooperação, colaboração e um olhar atento à nossa realidade. A OAB Paraná, assim como as instituições aqui presentes, congrega profissionais dedicados, de excelência e de referência no estado, no nosso país e até internacionalmente, que se colocaram à disposição para formar um grupo de trabalho representativo da sociedade. A partir de suas expertises, conhecimentos técnicos e experiência profissional de cada um, decidiram formar um verdadeiro observatório, que não recebeu este nome ainda porque decidimos, num primeiro estágio, fazer um grupo de estudos e diagnósticos”, destacou Marilena Winter.

Soluções

A presidente da seccional pontuou que o projeto não possui um viés ideológico e frisou que parte do conhecimento técnico especializado para buscar soluções para entraves observados na prática profissional. “Parte-se da percepção concreta, em situações concretas,  em que, no exercício profissional, detectou-se possibilidades ao olhar para certos entraves, percebeu-se que a partir de análise jurídica é possível apresentar saídas, soluções que possam vir a contribuir aos debates dos vários saberes das entidades envolvidas. São vários saberes que podem levar a uma observação e resultados”, disse.

Além da presidente da OAB Paraná, compuseram mesa de abertura o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka; o secretário-geral Henrique Gaede, que compõe a diretoria do comitê; o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Tarcísio Kroetz; a secretária-geral adjunta da OAB PR, Roberta Santiago; o representante do CRC Paraná, Armando Lira; o presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR), Eduardo André Cosentino; o representante do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Sérgio Kazuo Tsuru; os advogados Ana Carolina Loiola Roza e Monroe Olsen, integrantes da diretoria do comitê; Fernanda Valério, diretora da Jovem advocacia da OAB Paraná e o economista e professor Carlos Ilton Cleto.

Meta

O secretário-geral da OAB Paraná, Henrique Gaede, estará à frente dos trabalhos presidirá o comitê. Segundo Gaede, o objetivo é identificar os entraves econômicos que inviabilizam a instalação de novas empresas e negócios no Paraná, e buscar soluções que aumentem o grau de competitividade do estado na atração de investimentos. “Um cenário mais competitivo garante mais desenvolvimento e, em última análise, mais empregos e oportunidades de trabalho, inclusive para a advocacia”, explicou.

“Buscamos comissões que tivessem condições de colaborar com conhecimento técnico: Direito Tributário, Empresarial, Marítimo e Aduaneiro, Infraestrutura Gestão Pública, Ambiental, Pacto Global, Inovação e Internacional. O trabalho foi lançado hoje, mas já está em execução. A ideia é que façamos diagnóstico, mais à frente chamemos a comunidade envolvida para apresentar este diagnóstico e depois possamos fazer um grande observatório para acompanhar o desenvolvimento daquilo que foi proposto, aquilo que o Estado vai implantar como política para fins de viabilizar este projeto de competitividade”, frisou Gaede.

Desenvolvimento

“Este comitê é primordial para o nosso desenvolvimento. Muitos entendem a ciência econômica como uma ciência financeira. Ela também é financeira, mas um dos braços mais fortes da Economia é o braço social e o desenvolvimento. O ser da ciência econômica é a satisfação das necessidades humanas e a gestão de recursos escassos no ambiente em que vivemos. É nesse sentido que estamos aqui, não para somar com a OAB, mas para multiplicar”, destacou o presidente do Corecon-PR, Eduardo André Cosentino.

O advogado e administrador Armando Lira, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), representou o presidente da entidade Laudelino Jochem e destacou que a contabilidade é ferramenta importante para gerar empregos e desenvolvimento “Podem contar conosco”, destacou.

O administrador Sérgio Tsuru diretor de formação profissional do CRA-PR, representou o presidente da entidade, Sérgio Lobo. “Quando recebi a missão do presidente, perguntei como poderíamos contribuir com este comitê. Ele respondeu que antes de mais nada seria necessário um diagnóstico. E diagnóstico faz parte da nossa formação”, lembrou, destacando a importância do empreendedorismo e a grande disposição do CRA para atuar no comitê. “Para onde olharmos encontraremos ações a serem desenvolvidas”, pontuou.

Diálogo

“Estamos aqui falando para convertidos. Mas de modo geral o paranaense é introvertido, não fala de seus pontos altos”, ressaltou o presidente do IAP, Tarcísio Kroetz. Para ele, o comitê deve atuar para construir uma política tributária no mínimo compatível com a dos estados vizinhos, manter diálogo permanente da Casa Civil para apoiar as ações de competividade e também atuar ao lado da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público do Paraná (MP-PR) para, de forma sustentável, construir um ambiente de negócios mais favorável com a atualização das regulações que estão atrasadas.

A sessão da lançamento foi encerrada com uma exposição do economista e professor Carlos Ilton Cleto, da FAE Business School, sobre a importância do planejamento para que o Brasil alcance competitividade internacional (confira aqui).