OAB Paraná promove debate sobre a Reforma Política por Vozes Femininas

A Reforma Política foi o tema da terceira edição do projeto Direito por Vozes Femininas, organizado pela Comissão da Mulher Advogada, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados. O evento contou com a participação de mulheres com atuação em cargos públicos, advogadas e pesquisadoras. Estiveram presentes o presidente Cássio Telles e vice-presidente Marilena Winter, que abriu os trabalhos.

A mesa de abertura também foi composta pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Luciana Sbrissia, pela vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Caroline Farias, e pela secretária da comissão de Direito Eleitoral Vanessa Volpi. O evento também foi prestigiado pela presidente em exercício da OAB Santa Catarina, Luciane Mortari, e pela presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.

Ao fazer a abertura, Marilena relembrou uma frase que ouviu no ano anterior: “Acreditamos na feminilização da OAB!”. Ela observou que o evento é prova de que isso está ocorrendo. “E hoje temos esse evento com maioria de mulheres compondo a mesa e na plateia, falando de um espaço estigmatizado como não sendo tipicamente feminino, que é o da política”, disse a vice-presidente da seccional.

O presidente da OAB Paraná elogiou a dedicação de Marilena, que atuou como presidente da seção paranaense neste mês, durante sua licença. “Ela esteve em todos os eventos e compromissos e muito nos orgulha sua competência”, afirmou Telles. Ele também ressaltou a importância de debates inteligentes em um momento crítico do país. “Esse é mais um grande momento em favor da cidadania brasileira”, avaliou.

Defesa da democracia

“Enquanto dirigentes de Ordem, pelas lutas históricas que temos travado, só temos que lamentar”, disse Telles sobre os recentes ataques pessoais e institucionais no contexto nacional. “Nós que representamos a legítima defesa e as liberdades, não podemos ficar calados. Ainda que recebamos críticas de alguns que não têm dimensão do impacto que isso tem na advocacia, jamais podemos nos calar quando alguém coloca em questão a conveniência da democracia como melhor regime para se viver”, disse o presidente da seccional. “Precisamos esquecer questões menores e partirmos para aquilo que interessa: o desenvolvimento do Brasil, com justiça social e que as grandes reformas aconteçam sem retrocesso”, concluiu.

Luciane Mortari cumprimentou a seccional pela organização do evento. “Somos precursoras na luta da mulher advogada. É um prazer muito grande estar aqui no Paraná na condição de presidente da OAB Santa Catarina”, disse a presidente em exercício da seccional do estado vizinho.

A presidente da CAA-SC, Cláudia Prudêncio, segunda mulher a ocupar esse cargo em seu estado, também agradeceu o convite e elogiou os esforços para que as mulheres tenham mais espaço.

Temas diversificados

Luciana Sbrssia, que já presidiu a CMA, destacou que a comissão trata não somente sobre temas relacionados a mulheres advogadas, mas também sobre diversos assuntos, como ocorre nas edições do Direito por vozes Femininas.

A vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Caroline Farias, leu uma mensagem da presidente da comissão, Mariana Lopes, que não pode comparecer por motivos de tratamento de saúde. Ela agradeceu o apoio do presidente Cássio Telles a todas as iniciativas da comissão e o empenho de todas as colegas. Caroline explicou que o funcionamento da comissão é bastante dinâmico devido ao empenho de todas as participanetes, que se dividem em grupos de trabalhos por temas. “Elas conseguem fazer a coisa acontecer. Todas conseguem ter espaço e trazer protagonismo”, descreveu a vice-presidente da CMA.

As convidadas para fazerem exposições sobre a Reforma Política foram Eneida Desirée Salgado, especialista em direito eleitoral e professora da UFPR; Emma Roberta Palu de Bueno, membro da CMA e diretora jurídica do Política Por, De e Para Mulheres, da UPFR; Ana Carolina Clève, advogada; a deputada Margarete Coelho; Ana Viana, membro da CMA e presidente do Política Por, De e Para Mulheres; e a vereadora Maria Letícia.