OAB Paraná promove evento preparativo a I Conferência Estadual das Mulheres Advogadas do Paraná

A Comissão das Mulheres Advogadas (CMA) da OAB Paraná promoveu na última segunda-feira (26) o I Encontro da Regional da Comissão das Mulheres Advogadas – Feminismo e Advocacia. O evento preparativo antecedeu a I Conferência Estadual das Mulheres Advogadas do Paraná, programada para os dias 24, 25 e  26 de junho (saiba mais aqui)

O encontro regional contou com a presença de representantes de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Foz do Iguaçu, Iporã, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Palotina, Paranavaí, Toledo, Umuarama e da capital paranaense.

Ao saudar os presentes, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, destacou as adaptações necessárias à nova realidade imposta pela pandemia, frisando que a seccional estuda um formato híbrido para o encontro. Telles lembrou que 48% do quadro de inscritos na Seccional hoje é composto por mulheres, número que muito em breve será maior pelas projeções. “Nós todos estamos comemorando a paridade de gênero nas próximas eleições da OAB, medida que, sem dúvida, deverá contribuir para a representatividade equilibrada e adequada das mulheres advogadas”, disse.

A vice-presidente da Seccional, Marilena Winter, enalteceu a importância do estágio preparatório do evento que será realizado em junho e a temática escolhida para o encontro. “Discutir feminismo e direito é uma honra para a nossa instituição. Se olharmos as últimas décadas veremos que o mundo passou por mudanças paradigmáticas no sentido de que começamos a pensar até o direito e a advocacia a partir de outra lógica com o advento da Constituição Federal”, disse. “A revolução atual é o momento dos direitos humanos, de pensarmos verdadeiramente num mundo mais igual”, afirmou.

 “O feminismo é a luta pela igualdade de oportunidades. Quando os homens estão conosco neste espaço, eles se unem a essa igualdade”, destacou a presidente da CMA da OAB Paraná, Mariana Lopes, agradecendo a presença dos palestrantes e participantes. 

A advogada Célia Zanatta, presidente da OAB Paranavaí, frisou que o evento que a CMA irá realizar em junho “dará vazão a muitas vozes das mulheres porque visa construir um feminismo de transformação social jurídico”.

Franciellen Bertoncello de Carvalho, presidente da CMA Umuarama, parabenizou o empenho de todos os envolvidos no evento e enalteceu a iniciativa da OAB Paraná de promover os encontros pré-conferência regionalizados, promovendo maior integração entre comissões da região, além de uma participação ainda mais efetiva do interior. “Estes encontros promovem o engajamento das advogadas paranaenses”, frisou.

Confira a íntegra do evento no canal da Escola Superior de Advocacia (ESA) no Youtube.