OAB Paraná sedia 4ª Competição de Arbitragem Regional Sul – Prep-Sul

A OAB Paraná foi sede no último fim de semana da 4ª edição da Competição Regional Preparatória da Região Sul (Prep-Sul). O evento promovido pela Comissão de Mediação e Arbitragem, em parceria com a Câmara de Arbitragem Empresarial (CAMARB) e o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve como objetivo estimular o estudo da arbitragem pelos estudantes de Direito, bem como o debate desses temas na comunidade profissional. A competição ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2018.

A Prep-Sul é uma competição preparatória para a IX edição da Competição Brasileira de Arbitragem, organizada pela CAMARB. Ela é uma atividade regional facultativa e autônoma em relação à Competição Brasileira, fruto do convênio estabelecido nacionalmente entre a Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da OAB e da CAMARB. Todas as regiões do Brasil realizam competições preparatórias para o evento nacional.

A Prep-Sul utiliza o mesmo caso da Competição Brasileira de Arbitragem, além de regras similares às da Competição Brasileira, contudo possuindo regulamento próprio. “Trata-se de uma competição estudantil em que os alunos das universidades simulam audiências arbitrais. Há três árbitros avaliadores, que ouvem e arguem naquilo que entendem pertinente os oradores das equipes, que atuam como se fossem advogados em uma audiência arbitral, expondo os fundamentos referentes às teses, tanto da parte requerente quanto da parte requerida”, explica o presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk.

Resultados

A competição deste ano contou com a participação de nove equipes: quatro de Curitiba (UFPR, PUC-PR, Unicuritiba e Universidade Positivo) e cinco de outros estados (USP, UNB, FGV-SP, UFPR-RJ e UFSC).

As equipes semifinalistas foram UNB e a UFPR, na 1ª semifinal; e a USP e a PUC-PR, na 2ª semifinal; finalistas a UNB e a USP. A competição reuniu 45 advogados, que atuaram como árbitros avaliadores.  A equipe da UNB venceu a final, que teve no tribunal arbitral os advogados Tarcísio Kroetz, a Betina Grupenmacher e Bruno Guandalini. O encerramento da competição, com a divulgação da equipe vencedora, contou com a presença do presidente José Augusto Araújo de Noronha.