OAB Paraná sedia I Seminário de Encarceramento Feminino e Políticas Públicas do Paraná

A OAB Paraná sediou nesta quarta-feira (30) o I Seminário de Encarceramento Feminino e Políticas Públicas do Paraná. O evento foi organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN) e teve como objetivo promover a integração de membros da universidade, do cárcere e da sociedade para buscar alternativas que diminuam a criminalidade, garantindo o cumprimento dos direitos humanos e a efetividade das políticas públicas.

Estiveram presentes na abertura do evento o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Paraná, desembargador Ruy Muggiati; a consultora do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) Juliana Paiva; o presidente do Conselho Penitenciário do Paraná, Dalio Zippin Filho; a pró-reitora da Universidade Tuiuti do Paraná, Carmen Luiza da Silva; o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Juliano Gevaerd; a professora de UFPR e coordenadora do evento Gabriela Reyes Ormeno; e a juíza federal Gabriela Hardt.

A primeira palestra do seminário foi apresentada por Priscilla Placha Sá, que tratou do tema “Quem são as mulheres em privação de liberdade no Paraná”. A professora e advogada falou sobre o silenciamento das mulheres, que atinge em maioria as que estão em situação prisional.