OAB-PR desagrava advogado Carlos Alberto Farracha de Castro

A OAB Paraná cumpriu desagravo público na segunda-feira (26) em favor do advogado Carlos Alberto Farracha de Castro. A sessão foi realizada no início da tarde, na 1ª Vara de Família e Sucessões de Curitiba. Castro sofreu constrangimentos no exercício da profissão pela atuação do oficial de justiça Oscar Bueno Filho, que o impediu de acompanhar o cumprimento de mandado de busca e inspeção contra seu cliente. O oficial ainda deu voz de prisão ao advogado e requereu que os policiais militares presentes o retirassem da sala.

O conselheiro estadual Estêvão Côrrea leu a nota de desagravo, manifestando a solidariedade da classe a Carlos Alberto Farracha de Castro e repudiando a tentativa das autoridades de humilhar o advogado perante a comunidade jurídica em que atua e perante os seus pares, ou exercer abuso de poder para desmoralizá-lo perante o cliente.

Ainda na nota de desagravo, a Ordem repele qualquer tentativa de autoridade que implique em tratamento incompatível com a advocacia e que viole o direito à urbanidade e alerta que não se curvará diante das ofensas às prerrogativas do advogado, porque elas pertencem ao cidadão.

“Foi uma situação lamentável. Decidi levar à OAB para que casos como este não se repitam com outros colegas. A Constituição Federal diz que o advogado é indispensável à administração da justiça, daí a importância do respeito às prerrogativas profissionais”, afirmou o advogado desagravado.