OAB-PR lança III Diagnóstico do Poder Judiciário do Paraná

Está no ar o III Diagnóstico do Poder Judiciário do Paraná. A pesquisa compreende as três esferas do Poder Judiciário e 1.047 unidades judiciais do estado. A advocacia poderá avaliar individualmente cada um delas, de modo sigiloso.

O sistema de respostas desenvolvido pela OAB Paraná é rápido e responsivo para dispositivos móveis, garantindo a celeridade da avaliação dos serviços jurisdicionais prestados nos tribunais e unidades judiciais em que os profissionais têm processos.

O diagnóstico é analítico, com foco na sugestão de melhorias. O objetivo é identificar deficiências, propor ações e estabelecer métricas para monitorar o progresso e sugerir medidas para aprimorar a prestação jurisdicional.

As questões abordam temas como o funcionamento dos sistemas de processo eletrônico de cada tribunal,  audiências e sessões presenciais/virtuais, atendimento prestado no balcão virtual, a qualidade dos serviços dos peritos judiciais, agilidade nos procedimentos do cartório/secretaria, a celeridade/qualidade nos despachos e decisões, fixação de honorários, atendimento presencial do juiz ao advogado e outros pontos.

Passo a passo

Ao acessar o portal diagnostico.oabpr.org.br, basta inserir o número da inscrição na OAB-PR e a data de nascimento.  Na página inicial  estão três ícones que direcionam para uma das  esferas do Poder Judiciário – Justiça Estadual, Justiça do Trabalho da 9ª Região e Justiça Federal do Paraná.

Ao selecionar a esfera que deseja avaliar, o respondente será direcionado para o 2º passo, em que poderá fazer a avaliação geral do tribunal selecionado. Concluída a etapa macro, o advogado poderá continuar com a avaliação mais detalhada da esfera selecionada, clicando no ícone “Continuar a avaliação” ou selecionar outra esfera da Justiça.

Ao optar por continuar a avaliar a esfera de Justiça selecionada, a advocacia será direcionada para a lista de comarcas onde atua e  selecionar as varas/juizados que deseja avaliar. Neste 3º passo, o respondente poderá avaliar questões como o atendimento prestado, a agilidade nos procedimentos, a qualidade dos despachos e decisões, o cumprimento dos horários de audiências, a fixação de honorários e outros pontos.

O diagnóstico abrange as 855 unidades da Justiça Estadual localizadas em 163 comarcas do estado; as 76 unidades judiciais e as 4 turmas recursais da Justiça Federal, localizadas em 29 comarcas; e as 112 unidades judiciais distribuídas em 45 comarcas da Justiça do Trabalho.

Ao concluir a etapa de avaliação detalhada de cada unidade em que atua, o sistema o direcionará para o 4º passo, que permite ao respondente apontar cinco medidas que contribuiriam para melhorar a prestação jurisdicional.

Ao optar por avaliar outra esfera da Justiça, o sistema o direcionará para as outras avaliações, das perspectivas macro e mais direcionadas a unidades específicas.  O sistema de respostas é bastante intuitivo e oferece a possibilidade de “voltar” ou “continuar com a avaliação”, ficando à critério da advocacia a ordem das avaliações.

Concluídas as avaliações é possível retornar à página inicial, onde o advogado encontrará um resumo de todas as avaliações realizadas.

Premiação

Ao participar da pesquisa, os advogados e advogadas paranaenses contribuirão efetivamente para o aprimoramento da Justiça. Os participantes irão concorrer automaticamente a prêmios oferecidos pela OAB Paraná. Serão sorteados cinco notebooks Dell Inspiron 15 e três microfones de lapela Boya. A medida proposta pela diretoria  da seccional foi pensada com o intuito de reconhecer as valorosas contribuições e o tempo dedicado ao processo.

Diagnóstico do Poder Judiciário

O III Diagnóstico do Poder Judiciário foi apresentado pelo Observatório do Poder Judiciário da OAB Paraná na sessão do Conselho Pleno do mês de março. O coordenador do observatório e conselheiro seccional, Emerson Fukushima, é o relator da proposta que pode ter um significativo impacto, com o potencial de criar transformações substanciais no cenário do Judiciário paranaense (saiba mais aqui).

“Esperamos uma grande participação da Advocacia do Estado do Paraná no III Diagnóstico do Poder Judiciário, para que possamos levar aos respectivos gestores do Judiciário a avaliação dos advogados sobre o funcionamento dos tribunais e das unidades judiciárias em que atuamos. É a consulta mais ampla realizada com a advocacia paranaense nos últimos 10 anos”, explica o coordenador do Observatório do Judiciário, Emerson Fukushima. “A partir desses dados, temos a expectativa de uma melhoria efetiva na prestação jurisdicional em prol da advocacia e para todos os jurisdicionados”, conclui.