Painel com lideranças da Ordem aborda participação das mulheres no sistema OAB

O painel “Mulheres e o sistema OAB”, com as participações do vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz; da conselheira federal Graciela Marins; do presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; da vice-presidente da seccional, Marilena Winter, e da presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Mariana Lopes Bonfim, marcou a programação vespertina no último dos três dias da II Conferência Estadual das Mulheres da OAB Paraná. A mediação foi feita pela jornalista Maria Sandra Gonçalves.

“Temos de estimular nossas colegas a terem vontade de participar. Um trabalho fundamental foi estimular a participação feminina no interior. Como reflexo, tivemos a maior delegação na última Conferência Nacional da Mulher Advogada. Estamos avançando muito. No interior, 15 presidentes são mulheres, a CMA está instalada em todas as subseções e agora a grande medida é a paridade. Sem dúvida nós vamos cumprir isso aqui no Paraná, porque temos um quadro de mulheres excepcional”, afirmou Telles.

“Eu me pergunto: quantas presidentes mulheres? Quantas diretoras? É muito tempo para tão pouca participação feminina. Se não houver vontade, não teremos mulheres na OAB. A participação feminina no sistema é o exercício dos nossos direitos”, disse Graciela Marins.

Reflexo

Para o vice-presidente nacional da Ordem, a advocacia da OAB reflete a estruturação social do nosso país. “Temos uma característica importante: somos sociedade civil, mas não somos Estado. Isso é muito relevante porque a sociedade civil é vanguarda em relação ao Estado. Temos a possibilidade de falar e reivindicar de forma vanguardista”, observou.
“É um processo histórico de estruturação social e de ocupação de espaço pelas mulheres, na sociedade e na nossa profissão. Mas isso não cai do céu, é uma construção, em uma sociedade que é muito discriminatória”, completou Viana Queiroz.

“Muitas advogadas não estavam aqui porque não se encontravam em seu lugar e com seus pares. Corrigir isso é muito importante. Um passo vital é que as comissões tenham cotas raciais e de paridade em sua formação”, declarou Mariana Lopes.

Trajetória

A vice-presidente da OAB Paraná fez um rápido balanço de sua trajetória lembrando que na gestão 2016/2018 era a única mulher a compor a diretoria da seccional. “Isso quase quatro décadas depois da Conferência Nacional de 1978 que, como observou o Dr. Luiz Viana aí ver a foto, não contou com mulheres em sua mesa principal”, mencionou. Atualmente, duas mulheres compõem a diretoria da seccional paranaense — a própria Marilena Winter e a secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto.
“Queremos para uma paridade verdadeira que contemple a diversidade e as diferenças e as sua interseccionalidades. Nunca foi uma questão de disputa de quem está na frente”, afirmou Marilena.

Programação

A programação de sábado começou com dois workshops simultâneos: o “Mulheres na Política”, ministrado pela advogada Ana Carolina de Camargo Clève, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), e o “Julgamento sob perspectiva de gênero”, sob condução da advogada Melina Girardi Fachin, professora do Departamento de Direito Público e coordenadora do Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em seguida, o 8º painel da conferência teve como tema “Pandemia da covid-19 e vacina para todas as pessoas”. Dele tomaram parte Daniela Azevedo, Gabriel Leonardos, Heloísa Giamberardino, Maria Inez Abreu e Renata Farah, com a moderação da presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira.

Ainda pela manhã, a Roda Viva “Mulheres advogadas, feminismo, trajetórias e perspectivas” reuniu os  conselheiros federais Cléa Carpi, Cláudia Sabino e Airton Molina; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges; a presidente da OAB Amazonas, Grace Zamperlini; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Rio Grande do Sul, Claudia Sobreiro; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Manoela Gonçalves; e a jornalista Joana Neitsch, responsável pela mediação do painel.

Livro

A jornada matinal foi encerrada com o lançamento do livro “Mulheres Advogadas do Paraná: o Direito por Vozes Femininas”. Por ocasião do lançamento do livro, o presidente Cássio Telles afirmou que “ é gratificante ver o empenho de todas vocês, mulheres advogadas, para a realização da obra”. Telles anunciou que a obra será enviada às comissões de mulheres das seccionais de todo o Brasil é também aos conselheiros federais, além de estar disponível em formato digital, num e-book.

“Neste livro estamos trazendo diversas advogadas do interior. Também destaco minha enorme satisfação com isso, evidência de que a nossa seccional congrega o estado todo. É universal e democrática”, ressaltou.

Os eventos que compuseram os três dias da conferência podem ser vistos ou revistos no canal da OAB Paraná no Youtube.