Para OAB, estrutura da defensoria pública tem que ser simples e ágil

O governador Orlando Pessuti assinou nesta terça-feira (28), durante a Escola de Governo, a mensagem à Assembleia Legislativa que estrutura a Defensoria Pública no estado. O presidente da Seccional, José Lucio Glomb, participou da solenidade. Glomb destacou que a regulamentação da Defensoria Pública, nos moldes que determina a Constituição Federal, foi uma das grandes lutas da OAB Paraná. “Foi um longo trabalho de convencimento, de mostrar a importância da defensoria  para garantir o acesso da população à justiça”, disse.
Para Glomb, “a estrutura a ser criada deve ser simples e ter agilidade para prestar um bom atendimento, sem se transformar num órgão que seja um sugadouro de verbas e energia”. De acordo com o presidente, há um consenso que a advocacia dativa deve ser mantida pela sua atuação eficiente, econômica e abrangente. Glomb lembra que a vasta extensão do estado do Paraná, com suas mais distantes e diversas comarcas, exige a atuação de advogados dativos e defensores para possibilitar a devida atenção às pessoas mais carentes.
Com cerca de 11 milhões de habitantes e 399 municípios, o Paraná é o penúltimo estado da federação a estruturar a sua Defensoria Pública. Apenas Santa Catarina ainda não estruturou o órgão.