Parto humanizado em pauta na OAB Paraná

A OAB Paraná recebe na próxima semana a exposição fotográfica Parto com Respeito, organizado pelo projeto Nascer em Foco. A mostra será aberta no dia 19 de agosto, na Galeria de Ex-Presidentes da Seccional. No dia 23, a Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) promove uma roda de conversa sobre parto humanizado com profissionais da saúde. O evento é gratuito e será realizado na Sala do Conselho, a partir das 19h.

As advogadas Alice Bianchini e Melina Fachin abrirão os debates com uma palestra sobre “Violência de Gênero e o Direito Brasileiro”.  Estão confirmadas as presenças da vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; do professor de obstetrícia do departamento de tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Miner Navarro; da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica, Marcelexandra Rabelo; da psicóloga jurídica e presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR), Deisy Maria Rodrigues Joppert; da vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher –  Rede Feminista de Saúde, Carmen Ribeiro; da chefe da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Carolina Poliquesi; e da fotógrafa Amanda Nunes, do Grupo Nascer em Foco.

“O objetivo da exposição e da roda de conversa é dar visibilidade a um tema que é de suma importância em razão do impacto que a humanização do pré-natal, parto e pós-parto tem na efetivação dos direitos à saúde reprodutiva da mulher e no pleno desenvolvimento da criança. Assim mesmo, a inobservância desses direitos pode acarretar violências que podem produzir graves traumas”, explica a presidente da CEVIGE, Helena Rocha.