Senador Arns é contra a extinção do Exame de Ordem

O senador Flávio Arns participou como convidado da sessão ordinária do Conselho Pleno realizada na manhã desta sexta-feira (16/8), na OAB Paraná. A propósito do Exame de Ordem, o senador foi enfático: é contra a extinção. Em sua visão, o fim do exame representaria o enfraquecimento da advocacia e teria impactos negativos sobre a democracia. A hipótese de acabar com o Exame tem sido cogitada pelo governo federal e também por parlamentares paranaenses no Congresso Federal.

Arns também participou do debate do Pleno sobre a importância instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região seja instalado do Paraná. O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, reportou o empenho das entidades do estado para que a causa, pendente no STF, não seja perdida. No dia 30 de julho uma comitiva paranaense da qual fizerem parte advogados liderados pelo presidente Cássio Telles se reuniu nesta terça-feira (30/7) com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, para pleitear a instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) no estado. O grupo também visitou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, para solicitar que entre em pauta o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5017, que discute a criação dos novos tribunais.

Telles pediu a Arns apoio da bancada paranaense no Senado para a causa. “Não haverá qualquer dificuldade de acompanharmos o tema em conjunto. O momento pede diálogo e bom senso, sem polarização nem radicalismos”, respondeu Arns. O advogado Cléverson Marinho Teixeira também se pronunciou sobre a instalação do TRF6.