Por Dentro da OAB Paraná: o controle das contas como garantia da boa gestão

O controle contábil, financeiro e orçamentário é fundamental para a boa gestão de qualquer empresa. Na OAB Paraná não é diferente. A Controladoria é o setor responsável por acompanhar todos os eventos que possam produzir alterações na estrutura econômica, financeira e patrimonial da instituição, e com isso fornecer informações importantes para as decisões da diretoria.

O setor não atende diretamente o público, mas os dados econômico-financeiros levantados pela Controladoria estão à disposição da advocacia no Portal da Transparência.

O fechamento contábil é feito mensalmente a partir das informações recebidas dos setores de Compras, Tesouraria e Recursos Humanos, bem como das subseções. Os sistemas informatizados desses setores estão integrados, permitindo a interface com a Controladoria. A realização de compras, eventos da folha de pagamento, geração e recebimento de anuidades, negociações de anuidades em atraso, programação e realização de contas a pagar e prestação de contas das subseções são algumas das atividades que passam por controle e análise.

Portanto, o trabalho da Controladoria depende de uma série de fluxos internos da OAB Paraná. Durante o processo contábil de análise e fechamento, todas as contas patrimoniais (ativos e passivos) e de resultado (receitas e despesas) são submetidas a análise, conferência e conciliação individual, de modo a se garantir informações íntegras, pontuais e tempestivas.