Presidente começou trajetória na Ordem como conselheira suplente

O trabalho da advogada Marilena Winter no sistema OAB coincide com o início de sua trajetória profissional. Ainda como advogada iniciante, vinculou-se às atividades voluntárias na instituição. Atuando inicialmente na advocacia privada, foi aprovada no Mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), depois no concurso de Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e logo depois, no concurso para Procuradora do Município de Curitiba.  Em seguida foi admitida no Instituto dos Advogados do Paraná e, logo depois, no triênio 1998/2000,  foi eleita conselheira suplente.

Foi conselheira titular nos dois triênios subsequentes, 2001/2003 e 2004/2006, como membro do Conselho Seccional, quando também integrou a primeira Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná. Na mesma gestão, em 2006, foi designada vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO). Também integrou a Comissão da Advocacia Pública. Ao longo de sua carreira pública exerceu alguns cargos comissionados, como consultora jurídica e como diretoria jurídica de uma estatal. Foi também decana-adjunta da Escola de Direito da PUC-PR e exerceu, por algum tempo, a coordenação do Curso de Direito.

Embora não tenha integrado o Conselho nesses períodos, permaneceu ligada ao trabalho na OAB,  atuando em comissões. Na CEEO, em particular, atuou por cerca de dez anos, o que, somado ao contato cotidiano com os estudantes da PUC-PR, possibilitou a ela um ponto de vista privilegiado sobre os desafios e as necessidades de mudança no ensino jurídico e no apoio à advocacia iniciante.

Na gestão 2013/2015, Marilena Winter compôs novamente o Conselho Seccional, foi consultora da Comissão de Advocacia Pública e atuou ainda como membro da Câmara de Seleção, um órgão colegiado da OAB Paraná dedicado a instaurar processos relativos à ética dos profissionais da advocacia. Na gestão 2016/2018 integrou a diretoria como secretária-geral e presidente da Câmara de Seleção. No triênio 2019/2021, foi vice-presidente da OAB Paraná.

No dia 25 de novembro de 2021, foi eleita para presidir a seccional na gestão 2022/2024. Também é advogada pública, procuradora do Município de Curitiba.