Presidente Marilena Winter recebe Comenda da Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, da Fecomércio

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, recebeu nesta sexta-feira (15) a Comenda da Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, maior honraria concedida pela Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio). A solenidade foi realizada no Expo Unimed Curitiba, com a presença de mais de mil empresários, autoridades e convidados.

Além de Marilena, também receberam a comenda o artista Luiz Gagliastri, escultor com obras expostas em todo o mundo e criador do troféu Guerreiro do Comércio, e o empresário Paulo Hermínio Pennacchi, pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico paranaense e pela atividade solidária em prol do acolhimento dos jovens em situação de vulnerabilidade. Eles receberam medalhas no formato da Cruz de Malta – um desenho formado por oito pontas –, que representa uma pessoa observadora, confiável, inventiva, habilidosa, distinta, sábia, perseverante e encorajadora.

Durante a solenidade também foi realizada a entrega da 15ª edição do Prêmio Guerreiro do Comércio, em que foram homenageados 48 expoentes da sociedade paranaense e empresários indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.

Ao discursar em nome dos homenageados com a comenda, Marilena disse que recebe a homenagem em nome da advocacia paranaense, a quem também dedica esse reconhecimento.

“Minhas palavras nesta noite são de genuína gratidão, mas possivelmente insuficientes para expressar o impacto de receber tamanho reconhecimento de uma instituição com a relevância do sistema Fecomércio para toda a sociedade paranaense. Essa entidade que ao longo de mais de 70 anos cresceu e se aperfeiçoou, mas manteve com excelência os objetivos cultivados desde 1948, pela atuação vigorosa e boa direção de pessoas brilhantes em suas áreas de atuação”, pontuou.

A presidente da seccional ressaltou a importância de fazer pontes. “Falo aqui com muito menos conhecimento de causa que os senhores e as senhoras. Mas como cidadã e advogada, reconheço que cada setor é importante para os avanços econômicos.  Diante de tantos desafios que tivemos que enfrentar, em 2021 o setor de serviços, por exemplo, segundo o IBGE, foi essencial para a retomada da economia. O comércio de bens e serviços nos salvou nos tempos mais difíceis. Sobrevivemos. Agora, a geração de empregos, o giro necessário da economia, a boa administração pública e privada são  fatores determinantes para uma economia saudável e também para a promoção da justiça social”, refletiu.

Ela mencionou ainda a atuação da OAB Paraná, promovendo debates de interesse de toda a sociedade e atuando na defesa da democracia e no combate à corrupção. “Essa honraria tão especial, penso, refere-se à instituição que tenho a honra de representar. Seria injusto se não a dedicasse a todas as pessoas que, no exercício da advocacia, ao longo de seus 90 anos, lutaram e lutam pacificamente pela justiça, pela cidadania, e pelos iguais direitos de todas as pessoas”, afirmou. Marilena citou Sobral Pinto, dizendo que a advocacia não é profissão para covardes. “Mudar exige coragem. Mudamos paradigmas ao inserir mudanças estruturais, dentre elas a paridade de gênero e cotas raciais”, citou.

O presidente em exercício da Fecomércio, Ari Bittencourt, ressaltou o fato de Marilena ser a primeira mulher presidente da OAB Paraná, em 90 anos de história da instituição. “Desde a criação da Comenda, há 51 anos, apenas 32 pessoas tiveram o privilégio de recebê-la, já incluindo os premiados desta noite”, disse. Bittencourt também se dirigiu aos Guerreiros do Comércio, lembrando que formam um grupo privilegiado, que se destaca no universo de mais de 500 mil empreendedores do comércio em atuação em todas as regiões do estado do Paraná.

Entre advogados que compareceram à homenagem estavam o ex-presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, o conselheiro federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, Adriana D’Ávila Oliveira e a conselheira estadual Maria Amélia Mastrorosa Vianna.