Projeto inovador da OAB Paraná leva novas oportunidades a todos os advogados do estado

Desbravar novas frentes de atuação para a advocacia e, ao mesmo tempo, atender às demandas jurídicas conectadas às vocações regionais. Esse é o espírito do projeto “Valorização da Advocacia”, ação inédita e inovadora a ser lançada pela OAB Paraná, no dia 28 de fevereiro, a partir das 13h. A iniciativa da OAB no Paraná envolveu a direção da seccional as subseções, de forma colaborativa.

“Disseminar informação e conhecimento na busca de igualdade de oportunidades para todos os profissionais é um dos principais objetivos do programa. Vamos auxiliar advogados e advogados a avaliarem suas carreiras, considerando as potencialidades de cada região do estado”, ressalta a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. Ela destaca que o projeto se volta tanto para profissionais iniciantes como para os mais experientes. “Sabemos que muitos dos que estão na profissão há mais tempo também enfrentam dificuldades por conta da concorrência nas áreas mais tradicionais do Direito, dos processos disruptivos decorrentes do avanço tecnológico e de fatores conjunturais – como a recessão econômica e a pandemia recentemente enfrentada pelo mundo todo. Estamos iniciando a jornada, levando a valorização da advocacia a todo o Paraná a partir do diagnóstico econômico de cada região, realizado por um comitê de competitividade no estado”, completa.

Convergência

Ao refletir sobre a questão, enxergamos uma possibilidade de ajudar a resolver a equação que coloca, de um lado, a dificuldade da advocacia, e, de outro, a falta de profissionais especializados em certas áreas do Direito. Isso se dá especialmente em regiões cujos arranjos produtivos locais apresentam necessidades específicas. Exemplos disso são a demanda pelo Direito Aduaneiro, no Litoral, e pelo Direito de Moda, no Noroeste, onde se concentra o polo têxtil do Paraná.

“Enquanto muitos perguntam: ‘qual o futuro da advocacia?’, nós trabalhamos para mostrar aos advogados as oportunidades. Todos esses fatores apontam para a importância de que se abram novas fronteiras na advocacia por meio da construção de trilhas de conhecimento em áreas que não estão contempladas nas grades curriculares dos cursos de Direito”, explica a presidente.

Novas oportunidades de carreiras.

No lançamento, em Londrina, advogados da região e da capital mostrarão os caminhos, falarão sobre gestão de carreira, desafios e trocarão experiências sobre os espaços ainda a serem preenchidos por novos profissionais. Esse conteúdo será reunido em cinco painéis.

Depois de Londrina, o programa prossegue no Norte do Paraná com encontros em Cornélio Procópio, no dia 1º de março, e Santo Antônio da Platina, no dia 2 de março (confira abaixo a programação completa).

LONDRINA

13h30 às 14h30  - ABERTURA

Diretoria da OAB-PR, Diretoria da CAA-PR, Observatório do Judiciário, Escola Superior de Advocacia, OAB Londrina e Comissão de Fiscalização

Luiz Gustavo Marinoni: (re)Valorizando a advocacia