Projeto “Valorização da Advocacia” chega a Marechal Cândido Rondon

Fotos: Jessica da Silva

A OAB Marechal Cândido Rondon recebeu na manhã da quinta-feira (29/2) o projeto “Valorização da Advocacia”. Com auditório lotado, a nova etapa do encontro foi aberta pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, pelo vice-presidente Fernando Deneka, pelo diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, pela presidente da subseção, Nair Scripchenco Galles, e pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR), Kelly Cristina de Souza.

Ao saudar os presentes, Marilena Winter frisou que o projeto cumpre uma das metas da gestão: a de promover o engajamento da advocacia em todo o estado.  “Registro a nossa intenção, sempre renovada, de realizar o nosso trabalho de modo que todos os advogados e advogadas sintam-se realmente vistos pela nossa OAB”, disse.

“Temos uma diretoria que trabalha de forma muito harmoniosa e esse é um eixo muito importante no trabalho que cada diretor vem desempenhando, ou seja, olhar a advocacia paranaense como um todo. Esse projeto surgiu dessa premissa: entender o estado com suas singularidades”, disse. “Em diálogo com a advocacia da região temos debatido temas atuais e que podem abrir portas e nichos de mercado. A OAB tem um papel de fornecer os meios, os instrumentos, a estrutura para que vocês sejam profissionais reconhecidos”, afirmou Marilena .

O vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, enalteceu a oportunidade para a troca de vivências. “Conhecemos profissionais extraordinários em todo o estado. Hoje a advocacia tomou uma amplitude que não impede mais um advogado de se especializar em uma área, onde quer que esteja. A virtualização mudou os rumos da advocacia e o profissional que não se adaptar a isso e que não queira enfrentar os novos mercados vai perder oportunidades. E nós, da OAB, temos que entregar essa atualização, esse debate”, disse.

Luiz Fernando Pereira frisou que a OAB tem entre suas diretrizes auxiliar a advocacia em relação às dificuldades da profissão. “Estamos próximos a ter 1,5 milhão de advogados no país e com isso temos uma crise no mercado.  É uma realidade difícil diante da oferta excessiva de profissionais, mas a OAB pode sim trabalhar para que, sobretudo aqui no Paraná, tenhamos uma advocacia de excelência para competir com quem está prestando serviços não apenas a partir do Paraná. Essa é uma realidade da virtualização também”, pontuou.

“A OAB tem muitas tarefas, mas num momento de crise como esse é preciso priorizar os advogados, aquilo que na prática importa para que tenhamos uma advocacia de excelência, e o projeto Valorização é um exemplo emblemático de um movimento inteligente que a OAB pode fazer nesse sentido”, sustentou Pereira.

A presidente da OAB de Marechal Cândido Rondon, Nair Scripchenco Galles, destacou que o projeto chegar à região no ano em que a subseção celebra os 35 anos de instalação. “É muito gratificante receber a diretoria aqui hoje. Estamos na reta final da gestão, tentando fazer o melhor para a advocacia. Quando lançada a caravana em 2023, fiz questão de pedir que o evento fosse realizado aqui. Estamos muito felizes por trazer pessoas muito capacitadas para falar para a nossa classe hoje”, disse.

Sobre o projeto

A iniciativa inédita foi criada na atual gestão com o objetivo de valorizar a profissão, os talentos de cada região e promover trocas de experiência com foco na prática. As subseções de Iporã e Guaíra serão as próximas a receber a programação de palestras sobre os potenciais e nichos de mercado da região. A programação para 2024 também prevê palestras nas subseções de  Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu,  Guarapuava, Pitanga, Prudentópolis, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Maringá, Arapongas e Apucarana. 

Ao lembrar que o projeto já passou por Londrina, Paranavaí, Loanda, Umuarama, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina, a coordenadora adjunta de Comissões, Érika Peteno Kovalechen, que  coordena o programa juntamente com a diretoria da seccional, destacou os debates recentes de interesse da advocacia e as oportunidades em áreas menos exploradas. 

“Hoje damos início à terceira etapa do projeto. Estivemos ano passado em várias cidades e iniciamos o ano aqui em Marechal Candido Rondon. Sairemos muito engrandecidos com tudo que veremos aqui. A ideia é que mantenhamos a informalidade, sintam-se a vontade para conversar, perguntar, trocar experiências”, disse.

Programação

A advocacia rondonense acompanhou palestras sobre técnicas de gestão e de administração financeira para escritórios de advocacia, valorização de honorários e captação de clientela  e crimes digitais e meios de prova forense (veja a íntegra no canal da OAB-PR no Youtube). Ainda nesta quinta-feira (29/2), o projeto chega a Iporã, às 16h. Na sexta-feira (1º/3) a OAB Guaíra recebe a programação. Confira a programação:

29/02/2024 – Iporã

Mesa diretora inicial: 16h00 (30 minutos)
Painel 1: 16h30 às 17h30h – Valorização dos honorários e captação de clientela 
André Portugal (mediação: José Roberto Campanholi) 
Intervalo 15 minutos
Painel 2: 17h45 às 18h45 – Técnicas de Gestão e de Adm. Financeira para escritórios de advocacia 
Giovanna Soares (mediação: Jakeline Beloto Eller)
Intervalo 15 minutos
Painel 3: 19h  às 20h – Crimes Digitais e Meios de Prova Forense 
Felipe Américo Moraes

01/03/2024 – Guaíra

Mesa diretora inicial: 14h (30 minutos)
Painel 1: 14h30 às 15h30 – Valorização de honorários e captação de clientela
André Portugal
Intervalo 15 minutos
Painel 2: 15h45 às 16h45 – Fake News
Juliano José Breda (mediação: Luiz Cláudio Nunes Lourenço)
Intervalo 15 minutos
Painel 3: 17h às 18h – Alterações recentes na lei das alienações fiduciárias e os bens em garantia
Gustavo Chies Cignachi (mediação: Marcela Vales)

Abril / 2024  

Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu

Junho/2024

Guarapuava, Pitanga, Prudentópolis, Ponta Grossa e São José dos Pinhais