Restaurada, escultura do Homem Planta passa a ser exibida na sede da OAB Paraná

A escultura “Homem Planta”, criada pelo artista plástico Tony Reis, será temporariamente exibida na sede da OAB Paraná em vez de ornamentar um dos jardinetes adotados pela seccional no entorno de sua sede. A medida está sendo adotada para evitar que a obra, inspirada na lenda dos entes protetores das florestas, seja novamente alvo de atos de vandalismo. A advogada Patrícia Précoma Pellanda, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, faz um apelo para que a comunidade ajude a seccional no cuidado com os espaços por meio do projeto Guardiões dos Jardinetes.

“O Homem Planta, após a restauração pelo artista Tony Reis, será temporariamente instalado dentro da OAB/PR, porém, com acesso visual da via pública. Tal medida integra o projeto Guardiões dos Jardinetes, idealizado e realizado pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná. O projeto é forma de conscientizar a sociedade ao cuidado e valorização dos bens públicos, artísticos e culturais. Desse modo, busca-se evitar as sucessivas depredações da obra e dos demais elementos que integram os jardinetes Erailto Thiele e Ervin Ofner, adotados pela seccional. A iniciativa é composta por outras etapas que serão oportunamente divulgadas e concluídas. Contará, inclusive, com o apoio da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná. Queremos promover o uso público consciente e o devido reconhecimento e valorização do espaço que pertence a toda a sociedade curitibana”, afirma.

Histórico

A escultura era um dos elementos dos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente. Adotados em 2017 pela seccional, por iniciativa da Comissão de Direito Ambiental, os espaços foram revitalizados pelos arquitetos Gilmar de Lima e Bettina Pansera, do Instituto Atmosfera 2, entregues à comunidade em 2018, mais precisamente no dia 5 de junho — data em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, o então presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e o então presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alaim Stefanello, ressaltaram a importância da integração do homem com a natureza. Destacaram ainda o cuidado que entidades da sociedade civil devem ter com o meio ambiente. Além da escultura os jardinetes ganharam um projeto paisagístico que priorizou plantas nativas e novos brinquedos para os parquinhos infantis.