Compromisso coletivo abre Colégio de Presidentes em União da Vitória

As diretorias da OAB Paraná e da OAB União da Vitória receberam na manhã desta quinta-feira (8) 19 novos advogados em uma solenidade de compromisso coletivo prestigiada por presidentes de subseções, conselheiros estaduais, advogados da região e familiares dos novos profissionais da advocacia.

A sessão em União da Vitória marcou o início das atividades do VI Colégio de Presidentes da gestão 2016/2018, que reúne os dirigentes das 48 subseções até a sexta-feira (9).  “Hoje é o Dia Internacional da Mulher. É também o dia em que abrimos o nosso Colégio de Presidentes de Subseções, recebendo as maiores autoridades do estado. É um dia importante, de reflexão, para ficar marcado na nossa memória. Esse é o momento mais importante, em que vocês prestam compromisso perante à sociedade e à OAB”, declarou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, ao saudar os presentes.

O juramento do grupo ficou a cargo da advogada Camila Salvatti. Os novos advogados foram nominados, um a um, pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, e receberam seus certificados de habilitação das mãos de Noronha, do vice-presidente da seccional, Airton Molina, e de Laury Angelo Furlan Fagundes, presidente da subseção de União da Vitória.

A nova advogada Gabriela Conceição de Oliveira falou em nome dos demais compromissandos. “Este é um dia muito feliz para todos os que estão aqui. Só tenho a desejar que a carreira seja de muito sucesso. Que todos tenham muito amor por este ofício”, disse.

Sara Gabriela Sampaio destacou a emoção da conquista. “A realização de chegar à OAB depois destes cinco anos é tão importante quanto o bacharelado em Direito. Que possamos manter este vínculo, e que todos tenham muito sucesso”, afirmou. Também fez uso da palavra a advogada Maria Eduarda Marchalque, que agradeceu a oportunidade de reencontrar amigos. “Desejo muito sucesso a todos que iniciam a carreira”, disse. Em uma breve manifestação, o advogado Marcelo Ramos dos Santos, de Francisco Beltrão, fez uma homenagem às colegas advogadas.

A saudação oficial aos novos colegas ficou a cargo do ex-presidente da subseção, Valdir Gehlen. “União da Vitória os recebe de portas abertas, de coração aberto, com muito orgulho. No dia 20 de março de 1980 eu chegava à cidade. Fazia a minha primeira audiência. Éramos na época 12 advogados. Veja o quanto cresceu a advocacia em 38 anos. Minha inscrição na OAB é a 8.765, e minha colega Amanda é número 90.691”, pontuou.

“Vocês, que são compromissandos, tenham orgulho de dizer que são advogados. Porque é uma profissão digna. Vocês passarão a defender a liberdade e a dignidade humana em seu direito. Olhem o cliente, o que ele necessita, o que ele precisa, porque ele confia em nós. Temos que responder a essa confiança com o nosso trabalho e a nossa ética. Tenham em mente que pertencem à OAB e têm que ter a dignidade de fazer com que a sociedade respeite a profissão. A sociedade espera muito de vocês”, disse Gehlen.

Fagundes também saudou os presentes. “Com a carteira da OAB vocês podem abrir qualquer porta. A OAB irá lutar sempre por vocês. Toda vez que precisarem, estaremos aqui para isso. Peço a todos que trabalhem com ética, dedicação, respeitem os colegas. Sejam transparentes, assim serão grandes advogados”, disse.

O diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR), José Carlos Dias Neto, saudou os presentes em nome da entidade, elencando os benefícios que os profissionais que ingressam na OAB passam a ter ao ingressar na seccional. As informações completas sobre os serviços e parcerias estão disponíveis no portal www.caapr.org.br

Em uma homenagem às mulheres neste 8 de março, Molina leu o poema “Alma de Mulher”, de Lucinete Vieira (leia a íntegra abaixo).

“Somos a instituição de maior credibilidade entre a população brasileira. Vocês passam a fazer parte de nossas lutas pela qualidade do ensino jurídico, pela justiça plena, pela ampla defesa, pela liberdade. Vocês passam a ser partícipes da luta da dignidade da advocacia, contra o aviltamento dos honorários, contra a violação das prerrogativas. Somos 65 mil advogados no Paraná hoje. Existe mercado para quem se dedica, quem é ético e leal ao cliente, no processo, com o magistrado da causa. Demoramos uma vida para construir este nome. E podemos destruir isso em um dia se não agirmos com ética”, afirmou José Augusto Araújo de Noronha, ao encerrar a solenidade.

Além de Noronha, Molina, Marilena Winter, Fagundes, Gehlen e Dias Neto, a mesa de abertura da sessão solene foi composta pelo presidente da CAA/PR, Artur Piancastelli, e pelo conselheiro estadual Gilberto Tadeu Dombroski.

Alma de Mulher

De Lucinete Vieira

Nada mais contraditório do que ser mulher…
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.

Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas num único olhar.

Que cobra de si a perfeição e vive
arrumando desculpas para os erros,
daqueles a quem ama.

Que hospeda no ventre outras almas, dá à luz
e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gera.

Que dá as asas, ensina a voar, mas que não quer ver partir
os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.

Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda
que seu amor nem perceba mais tais detalhes.

Que como numa mágica transforma
em luz e sorriso as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.

E ainda tem que ser forte para dar os ombros
pra quem neles precise chorar.

Feliz do homem que por um dia souber,
entender a Alma da Mulher!