Solenidade oficial do 8º Colégio foi marcada por homenagens a presidentes de subseções

A solenidade oficial de abertura do 8º Colégio de Presidentes de Subseções, na noite de quinta-feira (13), foi marcada por homenagens aos presidentes de subseções e delegados da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.  Os trabalhos tiveram início na tarde de quinta e prosseguem nesta sexta-feira (14).

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, abriu a solenidade e recebeu ele próprio uma homenagem e um presente das mãos do conselheiro estadual Abner Rabelo, em nome do Conselho Seccional.

O primeiro a discursar foi o anfitrião, o presidente da subseção de Foz do Iguaçu, Valter Cândido Domingos. “Estamos encerrando essa magnífica gestão. Foi uma honra trabalhar nesses três anos com vocês. Foi uma experiência maravilhosa”, disse Valter Domingos, lembrando que o 8º Colégio é o último da gestão 2016-2018.

Em seguida, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Artur Piancastelli, também deixou sua mensagem, fazendo um breve relato das realizações, com destaque para os 23 centros e espaços de convivência, os 21 pontos de apoio ao esporte, os sete escritórios compartilhados e os dois consultórios próprios de médicos de família, todos criados na atual gestão. “Cuidar das pessoas tem sido nossa missão e nosso dia a dia”, afirmou.

Muitas transformações

O presidente da OAB Paraná agradeceu a diretoria que esteve ao seu lado ao longo do mandato. Falou pessoalmente das qualidades dos diretores e agradeceu o vice Airton Martins Molina, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros e o tesoureiro Fabiano Baracat pela parceria e dedicação à Ordem dos Advogados do Brasil.

Noronha lembrou que os Colégios de Presidentes anteriores, realizados em Curitiba, Pato Branco, Guaíra, Jacarezinho, União da Vitória e Londrina, contemplaram todas as regiões do Paraná. “Debatemos com todos os colegas os problemas da advocacia em nosso estado. Trabalhamos muito, honramos cada centavo pago pelos advogados, lutamos pela advocacia dativa fazendo com que o estado pagasse R$ 63,5 milhões em honorários aos advogados que atendem a população que mais precisa de assistência jurídica, inauguramos sedes e fizemos obras em 37 subseções”, relatou.

As realizações, explicou, foram possíveis graças a uma gestão financeira eficiente que vem desde os tempos de outros presidentes, como Alfredo de Assis Gonçalves Neto e Edgard Luiz Cavalcante de Albuquerque, que também estavam presentes na solenidade.

Noronha destacou o trabalho da Escola Superior de Advocacia, coordenado pela advogada Graciela Marins, que promoveu mais de 850 cursos em três anos, colaborando com a qualidade técnica da advocacia paranaense. Falou sobre a defesa das prerrogativas, empreendida em âmbito nacional pelo conselheiro federal e futuro presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

O ajuizamento de diversas ações contra leis e atos ilegais dos poderes públicos também foi uma das marcas da gestão, segundo Noronha. O trabalho de inclusão, por meio das comissões dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Direitos dos Idosos, mereceu uma menção especial. “Foram muitas ações, muitas lutas, muitas transformações. Fizemos o melhor que pudemos, mas há muito a ser feito”, reiterou.

Noronha finalizou sua manifestação agradecendo a parceria do presidente nacional, Cláudio Lamachia, que veio oito vezes ao Paraná e acatou todas as suas indicações de paranaenses para integrar as comissões nacionais.  Por fim, emocionado, agradeceu às filhas Gabriela e Beatriz pela compreensão de não o terem sempre ao lado, em razão dos compromissos com a Ordem. “Nossa gestão termina. Nosso compromisso com a advocacia não encerra jamais”, concluiu Noronha.

A solenidade terminou com a entrega de láureas de agradecimento aos presidentes das subseções e delegados da Caixa de Assistência pelos relevantes serviços prestados às causas da advocacia.