Congresso aborda gestão e empreendedorismo na advocacia

O Congresso Gestão e Empreendedorismo na Advocacia foi aberto na manhã desta quinta-feira (11/4) no auditório da OAB Paraná. Participaram da solenidade de abertura a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, a presidente da Comissão de Gestão e Empreendedorismo da seccional, Rafaela Strobel, a diretora da Caixa de Assitência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Caroline Cavet e a coordenadora de direito público da Escola Superior de Advocacia (ESA), Cintia Estefânia Fernandes.

“Este congresso é uma oportunidade ímpar de nos conectarmos e explorarmos as novas fronteiras da advocacia. Nessa jornada a gestão estratégica e o espírito empreendedor são fundamentais. Juntos temos o poder de transformar desafios em oportunidades. Estamos aqui para crescer, inovar e fortalecer nossa comunidade jurídica”, destacou Rafaela Strobel.

“A temática do congresso casa bem com a CAA-PR, que dentre os diversos serviços oferecidos, proporciona à advocacia boas ferramentas de gestão. Aos que ainda não conhecem esses serviços, convido a acessar nosso site: caapr.org.br”, disse Caroline Cavet.

“Lembro a todos os presentes que podem participar da ESA, também um instrumento de empreendedorismo, com mais de 130 cursos presenciais e mais de 140 disponíveis on-line”, convidou Cintia Estefânia Fernandes.

Foco

A presidente Marilena Winter destacou que além do conhecimento técnico oferecido nos cursos de Direito, a advocacia precisa também dos chamados soft skills, competências necessárias em sua vida profissional para a gestão de tempo, de recursos, de pessoas, de processos. “Isso vale na esfera pública ou privada; para profissionais jovens ou experientes. Nossa preocupação com esses aspectos é tal que eles estão no centro de um projeto que lançamos nesta gestão: o “Valorização da Advocacia”, uma iniciativa que concebemos para valorizar a profissão, os talentos de cada região e sobretudo, para promover trocas de experiência com foco na prática da advocacia. Aliás agradeço à Rafaela Strobel pelo apoio que tem dado nessas jornadas e ainda na conferência estadual e na Conferência Nacional da Mulher Advogada, eventos nos quais o tema esteve também sempre presente”, frisou.

A presidente lembrou que migrar para um campo em que há mais oportunidades exige grande visão empreendedora e também a disposição de alguém que possa compartilhar sua experiência na nova área. “É isso que temos feitos com esse projeto que já passou por Londrina, Paranavaí, Loanda, Umuarama, Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Iporã, Marechal Cândido Rondon. Logo passaremos por Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.”

Ressaltando a importância do empreendedorismo, Marilena Winter disse ter certeza de que os participantes aproveitariam toda a programação, a começar da palestra magna de Fábio Salomon, especializado em recrutamento jurídico. “Também, amanhã, teremos a professora Dione Assis, ressaltando a importância do acolhimento à diversidade no recrutamento jurídico. Nesse tema, aliás, meu grande sonho é ver os frutos do programa “Empregabilidade: inclusão da advogada e do advogado pessoa com deficiência na advocacia”, criado pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) da OAB Paraná e conduzido pelo Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência da seccional. O projeto tem já alguns anos e até hoje não conseguimos colocar no mercado nenhum advogado pessoa com deficiência. Por sinal, aproveito para elogiar a Comissão do Pacto Global pelo Projeto Chama, criado para inspirar escritórios a adotar boas práticas de diversidade e inclusão. É fundamental que cada um de nós faça o que puder para mudar uma verdadeira cultura de não inclusão. A tarefa é difícil e demorada, mas haveremos de viver para ver o fim da invisibilidade das pessoas com deficiência também na nossa profissão”, afirmou.

Fazendo votos que todos tirassem máximo proveito das palestras, oficinas e demais atividades programadas, Marilena Winter encerrou sua saudação com uma frase da empresária Luiza Trajano: “Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão.” 

Depois da abertura os participantes assistiram à palestra magna de Fábio Salomon, especializado em recrutamento jurídico. O congresso segue até o fim da tarde de amanhã, sexta-feira (12/4) com oficinas, palestras e outras atividades. A conferência de encerramento será proferida pela professora Dione Assis, que falará sobre a questão da diversidade no recrutamento jurídico. Confira abaixo a programação completa.