Aberta na OAB Paraná a Conferência de Gestão e Empreendedorismo na Advocacia

Idealizada para fazer a diferença dos advogados e advogadas que buscam a excelência profissional, a Conferência de Gestão e Empreendedorismo na Advocacia foi aberta na manhã desta quarta-feira (5/7) em modelo híbrido, com parte do público presente no auditório da OAB Paraná e parte acompanhando os painéis em transmissão on-line. O evento, que segue até as 19h30, é organizado Comissão de Gestão e Empreendedorismo (CGE) da seccional e contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, em sua abertura.

Como mestre de cerimônias, a advogada Luciana Sbrissia Bega, membro da comissão organizadora, deu as boas-vindas aos participantes. “Este é um evento inédito na seccional, com tema muito relevante para toda a advocacia. Pensado para uma advocacia de excelência, pilar essencial para a OAB Paraná e para a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR)”, pontuou antes de anunciar a composição da mesa de abertura.

Interesse

A presidente da CGE, Rafaela Strobel Dantas, destacou o grande interesse da advocacia pelo evento. “Pensamos em um evento voltado para a experiência do participante, com oportunidade para aprofundamento de conhecimento e compartilhamento de experiências. Nos propusemos a atingir algumas metas, que a priori pareciam ambiciosas, mas que foram atingidas. Estamos muito felizes de ver a casa cheia”, declarou.

A advogada, consultora e escritora Lara Selem, também membro da CGE, ressaltou a importância da gestão para os profissionais. “Atuo em gestão de escritórios há 25 anos. Quando comecei era quase heresia falar em marketing, gestão financeira ou gestão de pessoas. Só a técnica jurídica merecia atenção. Obviamente ela é relevante, mas não suficiente. É muito importante que nós, que não fomos treinados nas faculdades de Direito, possamos aprender técnicas de gestão. Temos sempre de correr atrás de ser melhores do que fomos ontem”, resumiu.

Relevância

Após saudar os presentes, Marilena Winter ressaltou a relevância do tema da conferência para a classe. “Nas viagens que tenho feito pelo Paraná, em permanente diálogo com a advocacia sobre a excelência e as novas frentes de atuação, o tema mais pedido para abordarmos é justamente esse: gestão, empreendedorismo e inovação. Nos cursos de Direito ainda pouco se fala do assunto. É um olhar profissional”, afirmou.

Falando em nome de toda a diretoria, a presidente da seccional frisou que o tema da conferência foi muito bem recebido e que estará presente também na 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, a ser realizada neste segundo semestre de 2023. “Será uma conferência disruptiva, imperdível. Teremos, ineditamente, sete conferências prévias em cidades de todo o estado. Serão múltiplas vozes nos debates e teses, resgatando as antigas conferências. A inovação está muito presente, inclusive no Moot, uma competição universitária com base em um julgamento simulado”, comentou.

“Que a advocacia paranaense se abrace e sinta orgulho de sua qualidade. Há de ser reconhecida como advocacia de excelência em todas as suas dimensões e isso começa com nossa união”, acrescentou Marilena Winter, que também apontou o Programa do Sexto Ano, com suas gratuidades, como ação concreta da seccional para apoiar a gestão na carreira dos iniciantes na carreira.

Presenças

Compuseram também a mesa de abertura da conferência o secretário-geral da CAA-PR, Alziro da Motta Santos Filho; a coordenadora adjunta das comissões temáticas da OAB Paraná, Érica Peteno Kovalechen; e as advogadas Giovanna Soares dos Santos, Elaine Beatriz Pedroso e Ana Cláudia Pereira Garcia Andrioli, integrantes da comissão que atuaram na organização do evento.

O primeiro painel reuniu orientações sobre gestão geral, gestão eficiente de tempo e mitigação de riscos para os escritórios. O tema foi abordado por Ana Cláudia Pereira Garcia Andrioli, Sérgio Beggiato e Simone Augustinho Rocha, com mediação de Giovanna Soares dos Santos. Ao longo do dia mais cinco painéis reunião especialistas para tratar de temas ligados ao empreendedorismo, ao marketing e à gestão de escritórios.

Antes dele, a mestre de cerimônias anunciou que o evento seria também composto por uma rodada de negócios com oportunidades para os participantes ampliarem o networking, fecharem parcerias e trocar experiências. Luciana também estimulou que os presentes na sede da OAB visitassem os estandes com produtos e serviços jurídicos, no saguão do auditório. “Também sugiro que conheçam os benefícios da CAA-PR. São muitos e estão á disposição de todos os profissionais da advocacia”, recomendou.