TJ instala Juizado Especial e lança pedra fundamental do novo Fórum da Lapa

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Celso Rotoli de Macedo, e o 2º vice-presidente, desembargador Ivan Campos Bortoleto, estiveram na quarta-feira (22) na cidade da Lapa para a sessão solene de lançamento da pedra fundamental do novo prédio do Fórum da Comarca e para a cerimônia de instalação do Juizado Especial Cível e Criminal. O desembargador Sérgio Arenhart, 1º vice-presidente do TJ; o  presidente da subseção da OAB na Lapa, Kival Della Bianca Paquet Junior; o prefeito da cidade Paulo César Furiati e o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipsky, também participaram da cerimônia. 

Conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa do TJ, o novo edifício do Fórum da Lapa será erguido num terreno com cerca de 6.000m2, e terá 3.000m2 de área construída, em dois pavimentos. Uma área quase cinco vezes maior que a do atual Fórum, que possui 629m2. Projetado pela equipe de engenheiros e arquitetos do TJ, o prédio terá espaço suficiente para acomodar as instalações das Varas Cível e Criminal e do Juizado Especial, bem como uma futura Vara, caso haja necessidade. Serão investidos R$ 6,6 milhões na obra, que deve ser concluída em 12 meses. Os recursos financeiros são provenientes do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus), administrado pelo Tribunal de Justiça. O terreno onde será construído o novo Fórum foi doado pela Prefeitura Municipal.
 
Comarca
Criada em 30 de março de 1870, a Comarca da Lapa foi instalada em 11 de junho de 1871. É sede da 53ª Seção Judiciária, que compreende, além da Comarca da Lapa, as de Rio Negro, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Possui uma Vara Cível, cujo titular é o juiz Rodrigo Brum Lopes, atual diretor do Fórum, e uma Vara Criminal, cuja titular é a juíza Manuela Simon Pereira Rattmann. Naquela Comarca também atua o juiz substituto José Daniel Toaldo.
 
O atual Fórum recebeu o nome de “Doutor Marcelino José Nogueira Júnior”, nascido em 1863, em São José dos Pinhais (PR), que se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Largo do São Francisco (SP) e que, em 1888, assumiu o cargo de promotor público na comarca da Lapa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *