Valorização da Advocacia chega a Guaíra para abordar temas de interesse da advocacia da região

Guaíra recebeu o projeto Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras nesta sexta-feira (1º/3) para abordar temas que são de interesse dos profissionais da região e fomentar a excelência profissional. O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, conduziu os trabalhos. Também estiveram presentes o diretor tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Pereira, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR), Fabiano Baracat. O membro honorário do Conselho Seccional, que presidiu a OAB-PR de 2013 a 2015, Juliano Breda, foi um dos convidados para palestrar, assim como o presidente da Comissão de Fiscalização, André Portugal.

Deneka ressaltou que uma das prioridades do evento é possibilitar a troca de experiências. “Esse projeto de Valorização da Advocacia não é para trazer apenas palestras, mas debates, discussões e trocas de ideias. Os temas foram escolhidos pela subseção dentro da sua vocação regional e para trazer novas possibilidades, áreas em que ainda não há tantos profissionais atuando na região e que podem trazer novos debates e representar novas oportunidades”, explicou Deneka.

“Esse projeto é uma inovação dessa gestão. Estamos bem felizes que a seccional venha ao interior para preparar os advogados nos temas atuais”, afirmou a presidente da OAB Guaíra, Lisiane Campos. Ela agradeceu ainda pelo olhar dos organizadores da iniciativa às necessidades da subseção e o cuidado em trazer exatamente o que a advocacia da região precisa.

Universalização

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Baracat, destacou que o Valorização da Advocacia é um projeto que está de acordo com o norte de interiorização e da universalização de todos os serviços e projetos da OAB e da Caixa de Assistência. “A ideia é que todos os advogados do estado tenham acesso aos mesmos serviços e projetos que os da capital. É disponibilizar a todos as mesmas condições de trabalho e acesso à capacitação, incluindo a parte de lazer e saúde proporcionada pela Caixa”, disse Baracat.

A diversidade de temas também foi ressaltada pelo presidente da CAA-PR. “O projeto traz novos temas do direto, sobre questões que temos pouco contato. É bom ter esse conhecimento de uma área à qual não estamos habituados, porque muitas vezes, no nosso escritório, nos deparamos com questões que não envolvem só a nossa especialidade e que acabam tendo ramificações para outras áreas”, afirmou.

A coordenadora adjunta das Comissões da OAB Paraná, Érica Peteno Kovalechen, que também é uma das coordenadoras do Valorização da Advocacia, lembrou que a presidente da seccional, Marilena Winter, chama a iniciativa de “pérola da gestão” e descreveu o quanto o programa foi planejado para atender às necessidades da advocacia em todas as regiões do estado.

Valorização dos clientes

Ao tratar de captação de clientela, André Portugal recomendou aos profissionais medidas que podem ser adotadas mantendo o respeito ao Estatuto da Advocacia. Ele incentivou os profissionais a cultivarem a rede de contatos, pois as indicações de colegas da advocacia e de profissionais de outras áreas podem ter impacto para o alcance de clientes. Além disso, enfatizou a importância do estudo constante.

Pereira falou sobre a relevância do foco no cliente, de conhecer suas necessidade e suas características específicas. “A chave para aumentar o número de clientes é a carteira de clientes que você tem na mão. Se você tem um cliente, esse cliente pode ter levar a ter mais um. E esses dois podem te levar a mais quatro, mais oito e assim por diante. O cliente que está satisfeito não troca e indica”, pontuou. Ele falou ainda sobre a necessidade de se fazer um diagnóstico constante dos atendimentos e ter uma percepção constante do nível de satisfação dos clientes.

Fake news

O ex-presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, falou sobre fake news, expondo considerações sobre o PL das Fake News, em tramitação na Câmara Federal, e sobre uma recente resolução do Tribunal Superior de Eleitoral adotando medidas para evitar a proliferação de notícias falsas nas eleições municipais deste ano.

A respeito do potencial de repercussão das fake news, Breda também apresentou dados de pesquisas. Baseado em índices de audiência, fez um comparativo da repercussão em canais de notícias e em redes de influenciadores digitais, observando que o potencial das redes sociais é infinitamente maior.

Quando citou uma recente resolução do TSE sobre propaganda eleitoral, Breda apontou como uma das novidades a repressão contra o uso de deep fakes (áudios e vídeos criados digitalmente), que têm sido utilizadas no mundo inteiro para prejudicar campanhas adversárias. “Isso será uma constante nas próximas eleições. Certamente teremos tecnologias acessíveis que produzem áudios e vídeos capazes de furar qualquer tipo de bloqueio ou fiscalização”, afirmou Breda.

O ex-presidente também observou sobre a potencialidade desses conteúdos em alterar a legítima formação da convicção do eleitor, especialmente numa eleição municipal. “Se já temos imensas dificuldades em nosso país, o que se pode esperar de uma representação política construída a partir de uma guerra de notícias falsas. Por isso a importância do tema a e a necessidade de enfrentá-lo”, ponderou.

Os debates encerraram com um painel sobre as alterações recentes na lei das alienações fiduciárias e os bens em garantia, com o juiz federal Gustavo Chies Cignachi. A mediação foi realizada pela advogada Marcela Vales.

Na rodada realizada nesta semana, o Valorização da Advocacia também passou por Marechal Cândido Rondon e Iporã. O programa já foi realizado também em cidades como Londrina, Santo Antônio da Platina e Loanda.

Confira as próximas edições:

Abril / 2024

Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu