Homenagens marcam solenidade comemorativa aos 90 anos da OAB Paraná

A solenidade comemorativa aos 90 anos da OAB Paraná, na noite desta terça-feira (15), contou com homenagens aos advogados paranaenses René Ariel Dotti (in memoriam) e José Augusto Araújo de Noronha. O gesto da diretoria da seccional relembrou o abnegado trabalho de gerações inteiras de profissionais que abriram mão de seu tempo particular para se dedicar à construção de uma das instituições mais respeitadas do país.

Compromisso com a inovação

O advogado José Augusto Araújo de Noronha recebeu o agradecimento da advocacia paranaense pela dedicação enquanto conselheiro federal e dirigente da OAB. A homenagem destacou a capacidade de inovar e de empreender do paranaense, que gerou inúmeros benefícios à advocacia e deixou marcas indeléveis de sua atuação junto à instituição.

Atualmente o conselheiro federal ocupa o cargo de ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB (CFOAB). Diretor-tesoureiro do Conselho Federal no triênio 2019-2021, José Augusto Araújo de  Noronha também trabalhou pela OAB como presidente da seccional do Paraná na gestão 2016-2018. Ele foi ainda presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) por duas gestões consecutivas, de 2010 a 2015.

“Noronha é uma das pessoas que mais representa o amor à nossa instituição. É uma pessoa de muita energia e que está sempre disponível para a Ordem. Enquanto tesoureiro do Conselho Federal deu credibilidade à gestão. Com Noronha, nossas finanças estavam bem cuidadas”, descreveu o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, que entregou a homenagem ao lado da presidente Marilena Winter.

O conselheiro federal, por sua vez, agradeceu aos demais dirigentes que estavam presentes à cerimônia e relembrou inúmeras situações em que juntos atuaram pela Ordem. “Vejo que nosso trabalho e esforço valem a pena, pelo que fazemos pela advocacia e pela sociedade brasileira”, declarou.

Defensor das liberdades

A homenagem em memória do professor René Ariel Dotti (1934-2021) enalteceu o seu legado pelas liberdades individuais, pela justiça e pela democracia. A láurea em reconhecimento à sua luta contra o arbítrio e em agradecimento aos ensinamentos jurídicos compartilhados com gerações de colegas foi recebida pela advogada Patrícia Nymberg, representando a família e a equipe de advogados do escritório. Coube ao advogado Francisco Zardo fazer a saudação ao homenageado. “Deus me deu a graça de trabalhar com o dr. René por 18 anos. Quem teve essa mesma oportunidade sabe o quanto essa experiência foi  transformadora”, atestou.

Medalha Vieira Netto e um dos mais reconhecidos advogados penalistas do Brasil, René Ariel Dotti era titular de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na OAB exerceu diversos papéis tanto na seccional quanto em nível nacional. Foi conselheiro seccional nos anos 1960 e 1970 e integrou diversas comissões como a Comissão da Verdade no Âmbito da seção Paraná e a Comissão de Apoio à Criação do Tribunal Regional Federal no Estado do Paraná. No Conselho Federal, presidiu a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal e foi relator do anteprojeto de nova Lei de Imprensa.