Aberto na OAB Paraná Congresso de Direito à Cidade e de Direito Imobiliário

Com a reunião aberta Diálogo Interprofissional, da qual participaram advogados e também integrantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Paraná, e do Conselho Regional de Economia (Corecon) da 6ª Região, foi aberto nesta manhã, na sede da OAB Paraná, o Congresso de Direito à Cidade e de Direito Imobiliário, que segue até quarta-feira.

Participaram da mesa de abertura os presidentes das comissões de Direito Imobiliário e de Direito à Cidade, Bruno Guimarães e Cíntia Fernandes; o economista urbano Alberto Paranhos, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); o arquiteto Walter Gustavo Linzmayer, da CAU-PR; o engenheiro civil Euclésio Manuel Finatti, do CREA; e o economista Celso Bernardo, do Corecon-6.

Linzmayer destacou, em sua apresentação, a importância da interdisciplinaridade das profissões que tomam parte no diálogo. Finatti, na mesma linha, disse não se lembrar de precedente desse diálogo amplo. Para Paranhos, do Ippuc, a visão sinérgica das áreas envolvidas pode, sobretudo, ajudar a evitar problemas locais. “O desenho urbano tem impactos no custo de vida dos moradores das cidades e os economistas urbanos podem tentar fazer com seja o menor possível”, destacou.

A abertura oficial do congresso será feita às 17h30 desta segunda-feira (26/11), pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. Estão previstas, para a mesma data, palestras do vice-governador eleito do Paraná, Darci Piana, e do presidente do IPPUC, Luiz Fernando de Souza Jamur, que representará o prefeito Rafael Greca.

Nesta terça (27/11), a conferência prossegue a partir das 14h, com o painel sobre plano diretor e lei de zoneamento. Na quarta-feira (28/11), os trabalhos começam mais cedo, às 9h, pela reunião aberta às comissões da OAB Paraná com o tema “A cidade e sua dialética permanente”.

Confira aqui a programação completa.