Advocacia celebra instalação da comarca de Paiçandu e edital do novo Fórum de Maringá

O dia 25 de janeiro somou boas notícias para a advocacia de Maringá e região. Isso porque, em evento que reuniu as autoridades locais, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, anunciou a abertura do edital de licitação, na modalidade concorrência, para a realização da obra do novo fórum de Maringá, orçada em R$ 164 milhões. Em seguida, à tarde, o desembargador instalou a comarca de Paiçandu. Na estrutura da OAB, a advocacia de Paiçandu está vinculada à subseção de Maringá. Em ambas as ocasiões a OAB Paraná foi representada pelo presidente da subseção de Maringá, Eder Fabrilo Rosa. “Vivemos um dia histórico. Falando nome da presidente da secional, Marilena Winter, procurei expressar o quanto essas novidades representam para a advocacia”, ressaltou Rosa.

“Atualmente a justiça aqui está distribuída em vários fóruns. Para a advocacia, para o cidadão e para os magistrados também é mais conveniente que haja a convergência com a qual contaremos no novo fórum. Apesar das facilidades que a comunicação digital nos trouxe, impulsionadas pela pandemia, ainda é grande a demanda por espaços físicos e a obra vai suprir essa necessidade”, afirmou Rosa, que agradeceu, em nome de todos a advocacia o empenho do TJ-PR em prol da construção que será edificada em terreno doado pela União no novo Centro Cívico, onde funcionava o antigo aeroporto de Maringá.

Proximidade

O presidente da corte ressaltou que a obra aproximará o Poder Judiciário da população: “É motivo de alegria retornar a Maringá, pois tenho relação afetiva com essa cidade. O lançamento do edital para a construção desse fórum com mais de 40 mil metros quadrados, com uma infraestrutura mais moderna, foi um desafio para nós, mas foi prioridade da gestão. Esperamos com isso concluir essa aproximação do Judiciário com a população”, declarou o desembargador.

Para o prefeito de Maringá, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, a obra é uma conquista para a cidade: “É um anseio de muitos anos, pela grandeza da nossa cidade, pelos números que do Judiciário aqui, e até por essa questão de vários prédios. Com toda certeza será muito útil para todos a nova estrutura”, disse.

Além do presidente do TJ-PR e do presidente da OAB Maringá, assinaram o edital do novo fórum, o prefeito, o diretor do Fórum dos Juizados Especiais de Maringá, Siladelfo Rodrigues da Silva, o promotor Pedro Ivo. A solenidade contou ainda com a presença de magistrados, promotores, juízes, advogados. A advocacia foi também representada pela vice-presidente da subseção, Simone Meister; pela conselheira federal Ana Cláudia Pirajá Bandeira, pelos conselheiros estaduais Everton Caldeira, Fúlvio Stadler Kaipers, Marcelo Tavares e Marina Azevedo, pela vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR), Kelly Cristina de Souza, pelo ouvidor da subseção, Joel Coimbra, e pelo presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Jhordan Rick.

Paiçandu

A solenidade de implantação da comarca de Paiçandu foi realizada à tarde. Na oportunidade, o presidente da OAB Maringá parabenizou a conquista da sociedade, que em sua visão foi atingida pela convergência de muitas forças que atuaram em busca desse objetivo. “A transformação de Paiçandu em comarca é um grande passo para a população da cidade e principalmente para a advocacia de Paiçandu, que agora trabalhará com pleno acesso à Justiça, sem restrição de localização”.

Estiveram presentes à solenidade autoridades locais e estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Representando a advocacia, além do presidente da OAB Maringá estiveram presentes a vice-presidente Simone Meister, o diretor-tesoureiro Pedro Henrique Souza e o conselheiro estadual Fúlvio Stadler Kaipers.