Advocacia da comarca de Capitão Leônidas Marques recebe a caravana OAB Paraná Total

A advocacia da comarca de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado, reuniu-se em audiência pública com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; e com o presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello Júnior, para um levantamento dos principais desafios enfrentados em seu cotidiano.

Uma das dificuldades citadas foi a falta servidores, posto que um escrivão atende dois cartórios. A consequência é a demora no cumprimento dos despachos. A estrutura também é deficiente na delegacia local, que conta com apenas uma escrivã.

 Demandas

Embora tenham deixado registrada a celeridade do juiz em seus despachos, os advogados e advogadas pontuaram que a tabela dos dativos não tem sido respeitada. Eles sugeriram uma triagem dos beneficiários da advocacia dativa. Com a medida, seria possível evitar o uso indevido do recurso por quem pode pagar.

Por fim, a classe manifestou seu desejo de contar com mais cursos online da Escola Superior de Advocacia (ESA) e expressou preocupações com os baixos honorários de correspondência e com a necessidade de combater a captação de clientela por meio de fiscalização.

O encontro, realizado no auditório do Tribunal do Júri da comarca, integra a caravana OAB Paraná Total, uma iniciativa que tem como premissa a interiorização da gestão e como objetivo a montagem de um diagnóstico preciso das demandas da advocacia em todo o estado.

“Cumprindo o compromisso assumido na campanha, estamos nos aproximando dos advogados e promovendo a conexão direta. Esse é um eixo de trabalho da nossa gestão. Na história da seccional nunca houve uma ação tão abrangente; a meta é ouvir os pleitos da advocacia em todo o nosso estado”, afirma o presidente da OAB Paraná.

“A partir do que temos ouvido poderemos traçar um diagnóstico das dificuldades enfrentadas pela classe. Assim, consolidaremos as reivindicações de melhorias junto aos tribunais, ao Ministério Público, à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Civil”, completa Telles.

Roteiro

Aberta no dia 24 de janeiro, em Sarandi, já passou também por Mandaguari, Cambé e Rolândia. No roteiro, estão todas as 161 comarcas do estado. Ainda nesta terça-feira, uma audiência será realizada na comarca de Catanduvas. Amanhã, quarta (6/2), a caravana segue para a comarca de Corbélia. Lá, a audiência está prevista para as 10h, na sede da Associação Comercial e Industrial da cidade. Em seguida, às 14h, será a vez de Formosa do Oeste, onde a advocacia se reunirá em audiência na Câmara Municipal da cidade.