OAB Paraná leva ao TJ-PR reivindicações de melhorias na comarca de Guaíra

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, o vice-presidente Fernando Deneka e a presidente da subseção de Guaíra, Lisiane de Campos, estiveram reunidos nesta terça-feira (25/1) com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, para apresentar reivindicações referentes à estrutura judicial de Guaíra.

Os representantes da OAB acompanharam uma comitiva do município, que contou com a presença também do prefeito Heraldo Trento, da juíza Renata Fidalgo e do ex-presidente da subseção de Guaíra Luiz Cláudio Nunes Lourenço.

A comitiva requereu ao TJ-PR a criação de uma nova vara judicial em Guaíra, a nomeação de um juiz substituto para a comarca, a contratação de mais servidores e estagiários para as serventias e a transferência da comarca de Altônia para outra seção judiciária. Atualmente, Altônia integra a mesma seção judiciária de Guaíra (a 30ª seção).

O remanejamento da comarca de Altônia, distante cerca de 100 quilômetros, para outra jurisdição visa evitar o deslocamento e otimizar o trabalho dos magistrados, já que Guaíra possui grande número de processos em andamento.

Uma das preocupações manifestadas pela comitiva foi a instalação de uma nova unidade prisional no município. “Com poucos servidores, elevado número de audiências e por contar com apenas dois magistrados titulares, certamente a comarca ficará inviável caso os pleitos não sejam atendidos”, diz o ofício entregue pela subseção da OAB em apoio às reivindicações.

O presidente do TJ-PR acenou positivamente com o atendimento de parte das demandas. A presidente da OAB Paraná destacou o propósito da seccional paranaense em colaborar com o Poder Judiciário para melhoria da prestação jurisdicional do primeiro grau.

Também integraram a comitiva o procurador do município José Fernando Grecillo, o representante da Câmara Municipal de Guaíra, Givanildo Tirolti, e o assessor legislativo Gilberto Brito.