André Azevedo assume seu segundo mandato na OAB Araucária

O advogado André Carneiro de Azevedo tomou posse como presidente da OAB Araucária em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (1º).  Azevedo assume o mandato pela segunda vez consecutiva. Também foram empossados os advogados Gustavo Ohpis Rodrigues (vice-presidente), Luciane Ferreira Guimarães (secretária-geral), Ludmila Escher Nogueira (secretária-geral adjunta) e Emerson Takayuki Kimura (tesoureiro).

A sessão solene de posse foi aberta pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e contou com a presença da vice-presidente Marilena Winter, da secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, do diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão, da ouvidora-geral da OAB Paraná Maria Helena Kuss, da diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Daniela Nardes, e do diretor da OABPrev-PR José Manuel Justo Silva. O conselheiro Jaiderson Rivarola representou os conselheiros estaduais e Patricia Schmidt, presidente da OAB Campo Largo, representou os demais presidentes de subseções.

Após abrir a sessão, Cássio Telles passou a palavra ao presidente fundador da OAB Araucária, Dicésar Beches Vieira, que junto com um grupo de amigos criou a subseção na gestão do presidente seccional Mansur Theóphilo Mansur (1991-1993). Vieira contou como foram os primeiros anos de trabalho e a determinação em concretizar o sonho de ter a representação da Ordem na sua cidade. Inicialmente a OAB funcionou em seu próprio escritório e depois ganhou uma sala no antigo fórum.

“Nos reuníamos uma vez por semana para traçar nossos planos. Cada um deu uma contribuição para manter o embrião da nossa OAB. Nossa OAB nasceu diferente, porque nasceu do amor, do carinho, da abnegação, da vontade de ser grande, conduzida por advogados brilhantes, competentes, que sabem o que querem”, disse Dicésar Vieira. Seu filho, o advogado Dicésar Beches Vieira Júnior também foi presidente da subseção e nesta gestão fará parte do primeiro conselho subseccional de Araucária.

Nova emoção – André Azevedo prestou o compromisso junto com os diretores e conselheiros da subseção, assinou o termo de posse e recebeu o certificado das mãos do presidente da OAB Paraná.  Em seu discurso, disse estar experimentando uma nova emoção. “É um segundo mandato diferente –  na composição da diretoria, na criação do conselho, numa nova sede. Tenho plena consciência dos desafios que se apresentam e o compromisso que assumi com os advogados e advogadas de Araucária”, declarou.

A subseção, que congrega 346 advogados, ganhou uma nova sede no ano passado. Amplo, moderno e funcional, o prédio de dois andares trouxe mais estrutura e conforto aos profissionais da advocacia local com auditório, escritórios compartilhados, estações de trabalho e novos computadores, scanners e impressora.

Dedicação – Cássio Telles saudou o novo presidente, elogiando a clareza de ideias e a objetividade de conceitos, dentro do que deve ser esta nova gestão . “Estaremos muito afinados na defesa das prerrogativas profissionais e na valorização da nossa profissão”, disse, anunciado que, a seu convite, Azevedo será também o novo coordenador do Colégio de Presidentes de Subseções.

O presidente da OAB Paraná expôs a dura jornada que enfrentou na última semana, com viagens e solenidades nas subseções e também em Brasília, onde foi prestigiar a posse de José Augusto Araújo de Noronha como diretor tesoureiro do Conselho Federal. No entanto, apesar do cansaço físico, disse que chegou a Araucária exultante, por constatar que todos estão imbuídos do mesmo sentimento de dedicação à advocacia.

“O discurso de Dicérsar nos faz entender o que é a nossa instituição e o que é ser dirigente de Ordem. São pessoas que têm um trabalho eminentemente altruísta. Abrimos mão do tempo de convívio familiar e de nossos escritórios para lutar pelo direito e pela valorização da nossa profissão”, afirmou. “Este é o grande legado que nós deixamos para a classe. Uma dedicação inarredável, que muitas vezes imprime um sacrifício de saúde, mas lutamos para que o mandato seja bem exercido em nome da advocacia.”

Telles enalteceu a presença da ex-conselheira e diretora da Caixa de Assistência, Márcia Maluf, que mesmo não exercendo mais a função, fez questão de prestigiar a posse de Azevedo, assim como vários presidentes que vieram de outras subseções, algumas de lugares distantes, para abraçar o presidente de Araucária e desejar uma gestão extremamente proveitosa.

“Não descansarei, vou até a exaustão, aonde for preciso, para que tenhamos ao final desses três anos dias melhores para a nossa profissão. Não aceito que ainda sejamos tratados como estranhos quando chegamos aos tribunais e aos fóruns. Lutarei muito para que a indispensabilidade do advogado seja uma realidade e a inviolabilidade das nossas manifestações seja respeitada pela magistratura. Não estamos pedindo nada além do que a lei preconiza. E a lei diz: não há hierarquia entre juízes, promotores e advogados, todos são iguais, todos são indispensáveis na administração da justiça. Essa será, junto com André, a nossa luta nos próximo três anos”, concluiu Telles.

Novidade – A diretora Daniela Nardes veio de Rio Negro para falar em nome da Caixa de Assistência dos Advogados. Ela relacionou a série de serviços e benefícios que são oferecidos aos advogados pela CAA-PR e foi aplaudida ao anunciar o projeto de transformar a antiga sede da subseção de Araucária em um espaço de convivência para a advocacia local.