Comissões de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB Paraná tomam posse

O presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, deu posse nesta terça-feira (7) à 1ª e à 2ª comissões de Fiscalização do Exercício Profissional. A 1ª Comissão é presidida por André Portugal Cezar, com Anderson Reichert Machado como vice-presidente e Daniel Hachem como coordenador. O presidente da 2ª Comissão é Mayron Vendrame Magnini, com Geraldo Cordeiro Neto e também com Hachem como coordenador.

“O trabalho de vocês assegurará grande parte do sucesso dessa gestão. Pretendo avançar na questão estrutural da fiscalização”, disse o presidente Cássio Telles aos presentes na posse. “Precisamos ampliar e chegar em um sistema de fiscalização profissional. Teremos que criar uma rede por todo o estado, temos que ter mais estratégia também”, disse o presidente da OAB Paraná, enfatizando a importância do tema.

Telles também lembrou que seu envolvimento com a pauta vem de outras gestões. “Algo de que me orgulho foi ter instituído a Procuradoria de Fiscalização quando fui vice-presidente, na gestão do presidente Juliano Breda”, disse. Ele acrescentou que também tem o objetivo de instalar procuradorias que tratem do tema em outras regiões do estado.

O presidente da seccional apontou ainda que há uma grande expectativa da advocacia em relação ao assunto, especialmente no interior. “Onde eu passo, há uma cobrança muito forte em relação à fiscalização. Os nossos colegas querem saber quais ações a Ordem está fazendo”, afirmou Telles. “O mercado está saturado, há os que abusam da publicidade, outros fazem captação de clientela, alguns invadem nosso mercado sem ser advogados,  outros estão com o registro suspenso”, disse o presidente. “Quem faz é uma minoria, mas, infelizmente, aparece muito. E a maioria, que age corretamente, quando vê, fica indignada. A cobrança vem no sentido de esperar por resultados. A impunidade gera mais infração”, acrescentou.

O presidente da 1ª Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, André Portugal Cezar, destacou os desafios que vêm surgindo com o desenvolvimento tecnológico. “No passado, lidávamos com meia dúzia de não advogados tentando exercer a profissão. Hoje, para cada advogado inscrito, temos três bacharéis no mercado. Temos a tecnologia, lutamos contra robôs, contra franquias de supostos escritórios. As irregularidades crescem em uma velocidade imensa”, descreveu. “Hoje renovamos nosso compromisso de combate à irregularidade e à ilicitude”, se comprometeu Cezar.

Mayron Vendrame Magnini, presidente da 2ª Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, lembrou o progresso que ocorreu com a instalação da procuradoria. “Tivemos os maiores avanços no momento em que dr. Cássio instituiu a Procuradoria de Fiscalização”, pontuou. “E hoje temos uma grande oportunidade, temos aqui uma pessoa que demonstra que o objetivo da gestão é cuidar de prerrogativas e fiscalização. Temos aqui um grande amigo e que vai nos ajudar muito e oportunidade de fazer atos de justiça ao fiscalizar”, Magnini.