Congresso jurídico promovido pela OAB Maringá reúne 2,5 mil pessoas

O XIII Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Conjuri), iniciado na terça-feira (4/6), termina nesta quinta-feira (6/6) com a contabilização de mais de 2,5 mil participantes, entre acadêmicos, advogados e professores. “É uma honra para Maringá sediar o maior congresso jurídico do Brasil, organizado pela OAB, em conjunto com as faculdades de direito, tratando de grandes temas atuais e relevantes”, destacou a presidente da subseção, Ana Cláudia Pirajá Bandeira.

Ana Paula também mencionou a presença de palestrantes de renome internacional, referências em suas áreas de atuação. “No primeiro dia fomos agraciados com duas grandes palestras, proferidas por Ana Carla Harmatiuk Matos, diretoria Regional Sul do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM), e pela consultora da Organização das Nações Unidas (ONU), Fiona Darroch, que trouxe uma visão de mundo do direito, dos reflexos da globalização”, citou.

Homenagens

Ainda no primeiro dia, o Conjuri prestou homenagens ao conselheiro federal da OAB, Airton Molina, que foi ex-presidente da OAB Maringá e ex-vice-presidente da seccional e ao professor Marcus Geandré Ramiro Nakano, por suas contribuições à OAB e à advocacia. “É uma grande honra, motivo de muito orgulho para todos nós prestar homenagem a eles”, pontuou Ana Cláudia.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, prestigiou o segundo dia do congresso e enfatizou a grandeza do evento: “No ano passado já havia me surpreendido com a dimensão deste congresso. Hoje vejo que esta diretoria conseguiu torná-lo ainda maior, tanto em público, quanto na atualidade dos temas.”
Telles aproveitou a oportunidade para parabenizar Ana Cláudia, primeira mulher a presidir a OAB Maringá, que, em suas palavras, “já vem fazendo história à frente da subseção”. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat, tomou parte da abertura do evento.

A apresentação dos trabalhos científicos do acadêmicos de direito e a palestra do juiz Alberto Marques dos Santos, marcou o segundo dia do Conjuri, assim como as apresentações de Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, da UFPR, sobre “Repercussões da Medida Provisória da Liberdade Financeira” e de Celso Antônio Pacheco Fiorillo, primeiro professor livre-docente em Direito Ambiental do país, tendo como mediador o professor Paulo Roberto Pereira de Souza.

Neste dia de encerramento, o Conjuri ofereceu aos participantes a palestra de Rodrigo Oskar Leopoldino Koehler, delegado federal, proferida pela manhã na sede da OAB Maringá. Logo mais, no Fashion Hall, as palestras ficarão por conta da advogada Ana Carolina Sampaio Pascolati, do juiz federal Leonardo Cacau Santos Lebradbury e de Alberto Zacharias Toron, do TRE/SP.