Conselho Permanente de Direitos Humanos reúne-se na OAB Paraná

O Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná (Coped) reuniu-se na sede da OAB Paraná na manhã desta terça-feira (13/8) em sessão extraordinária. À frente dos trabalhos estiveram a chefe do Departamento de Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria de Justiça, Regina Bley; o professor Clau Lopes, vice-presidente do Conselho; e o advogado Anderson Rodrigues Ferreira, vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos humanos da OAB e representante da entidade no Coped.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, fez questão de dar as boas-vindas os presentes e de dirigir-lhes algumas palavras. “Os atores sociais têm de permanecer unidos para reduzir a discriminação, promover a igualdade, proteger as minorias e incentivar a tolerância e o respeito. Esse empenho é o caminho para o aprimoramento da sociedade”, destacou.

Telles saudou o Coped pelo elaboração do plano plurianual. “Sou piloto e sei que que sem plano de voo não de alcança o destino desejado. Também é muito satisfatório ver aqui unidos integrantes do Ministério Público e da advocacia, atuando irmanados pela promoção de políticas públicas. Aproveito para destacar publicamente o bom trabalho do advogado Anderson Rodrigues Ferreira, referência em todo o sistema OAB, admirado por sua intensa atuação na defesa dos direitos humanos”, prosseguiu, lembrando que dirigentes, membros de comissões e conselheiros trabalham voluntariamente pela advocacia e pela sociedade no sistema OAB.

Representatividade

O presidente também ressaltou o valor da democracia participativa, afirmando que o modelo ideal é esse, em que a sociedade civil organizada se faz representar na discussão de políticas públicas. “Ainda precisamos dar um salto em termos de participação. Muita gente se distancia da vida pública para não ter de se responsabilizar, mas os avanços sociais são frutos do compromisso de todos, por meio de conselhos e entidades de classe”, pontuou.

A defesa dos direitos humanos, em sua visão, ainda não é plenamente visível na sociedade. “Em geral, pensa-se logo na proteção dos direitos dos encarcerados, algo que pela precariedade nos toca muito. É um viés importante, mas não é o único. Quando a sociedade compreender melhor a extensão dos direitos humanos e a relevância de defendê-los, vamos avançar em termos de cidadania.”

Conferência

Telles informou aos presentes que pela primeira vez o Paraná será sede da Conferência Internacional dos Direitos Humanos. “Trata-se do segundo evento mais importante realizado pelo sistema OAB. As discussões que o integram são produtivas e o tornam referência. Faremos a conferência aqui em setembro de 2021, abrangendo todas as áreas dos direitos humanos, sem qualquer exceção. Desde já convido a todos para integraram-se nessa tarefa”, anunciou.