Diretores e conselheiros da seccional participam da cerimônia de 105 anos do Instituto dos Advogados do Paraná

Diretores e conselheiros da OAB Paraná participaram na noite desta quinta-feira (9/6) da cerimônia que celebrou na sede do Graciosa Country Club o 105º aniversário do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), presidido por Tarcísio de Araújo Kroetz. Antes do jantar e da apresentação da Big Time Orchestra, Kroetz proferiu um discurso destacando a importância da data e momentos relevantes da história da instituição, que deu origem à OAB Paraná. A presidente da seccional paranaense da Ordem, Marilena Winter, também se dirigiu aos presentes.  “É uma honra estar aqui para celebrar os 105 anos do IAP, cuja história é também a da advocacia paranaense. A centenária instituição, fundada por João Pamphilo Velloso d´Asumpção, tem laços de origem e de ideais com a OAB Paraná”, disse.

Lembrando que Pamphilo d´Assumpção criou também o Centro de Letras do Paraná e o primeiro curso de Direito do estado, Marilena Winter, destacou que o pioneiro da advocacia buscava consolidar sua identidade para seguir no caminho do desenvolvimento pleno. Para tanto, em junho de 1917, criou o IAP. “A advocacia há de ser sempre grata a ao instituto, pois foi a entidade que antecedeu a OAB. Não é por acaso que seu presidente tem assento permanente na mesa diretora das sessões do Conselho Pleno da seccional”, frisou.

A presidente da OAB Paraná também destacou que poucas instituições do Paraná logram chegar ao centenário em pleno vigor. “O IAP não só pode se orgulhar desse feito, como de manter vivo o espírito republicano que moveu Pamphilo D´Assumpção. Seu quadro de associados e as diretorias que se sucedem trabalham permanentemente pela promoção do conhecimento jurídico, pela realização de saudáveis debates e pela conexão com a sociedade, inclusive com gestos solidários que estes tempos pedem. Permanecem atuais e prementes os fins estatutários desenhados por Pamphilo: o estudo do direito e a defesa dos interesses da classe dos advogados”, disse antes de citar contribuições do IAP para a cultura jurídica e de desejar longa vida à instituição. “Que este centenário instituto nunca se afaste dos ideais que o inspiraram e que estão presentes em sua história. Viva a advocacia paranaense! Longa vida ao IAP!”