Diretoria da OAB Paraná visita a Ouvidoria do TJ-PR

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; o diretor de prerrogativas, Alexandre Salomão; a ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss, e o assessor da presidência Ricardo Navarro; visitaram a Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) na tarde de quarta-feira (13/3), sendo recebidos pela ouvidora-geral da Justiça, Ana Lúcia Lourenço, e pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima, ouvidora-substituta.

As anfitriãs explicaram a importância da ouvidoria como ferramenta de gestão para o Judiciário. “Vamos firmar parcerias para estimular que os advogados recorram à Ouvidoria para reclamações, sugestões e elogios. A ouvidoria é uma maneira de manter um canal de comunicação de forma leve, pois quem ouve não é diretamente responsável pela solução da questão apresentada. Além disso, é mais amistoso. Muitas situações simples podem ser solucionadas sem beligerância, sem representação”, avalia.

Estatísticas

As ouvidoras apresentaram estatísticas dos atendimentos relativos ao biênio 2017/2018. Dos 8.237 registros, 4.636 dizem respeito a queixas de andamento. O segundo tema mais frequente nos registros é semelhante: refere-se aos excessivos prazos de tramitação.

A direção da OAB Paraná e a Ouvidoria do TJ vão atuar em conjunto para difundir a Lei de Acesso à Informação, por meio de seminários. As ouvidoras também foram convidadas a participar do Colégio de Presidentes de Subseções que será realizado em Toledo, no fim de maio. Os presidentes de subseções serão orientados a compilar observações pertinentes ao TJ-PR para apresentar na ocasião.