“É fundamental qualificar as candidaturas femininas na política”, diz Marilena Winter em evento no TRE-PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou nesta quinta-feira (3) o projeto “Mulheres na Política: Construindo candidaturas”, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina na política. A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou do evento de lançamento.

“Muito embora nas últimas eleições, em 2018, tenhamos celebrado um importante aumento do número de mulheres eleitas para o Parlamento, ainda estamos muito longe do ideal, que é 50% de homens e mulheres representando os interesses da população”, disse Marilena.

Para a vice-presidente da OAB Paraná, o projeto demonstra a maturidade do tribunal, ao criar condições de avanços neste sentido. Ao mesmo tempo que incentiva a candidatura de mulheres na política, demonstra preocupação em oferecer melhor preparo às que se lançam nessa atividade.

“Não basta assegurar o percentual de mulheres. É fundamental qualificar essas candidaturas, porque o discurso de que a participação feminina apenas favorece a burla do sistema de cotas favorece apenas a manutenção da ausência das mulheres nos cargos eletivos. Tal estagnação, espera-se, esteja realmente com os dias contados”, enfatizou. A vice-presidente destacou ainda que determinados temas sensíveis da sociedade, como a violência de gênero, precisam das mulheres para o seu efetivo enfrentamento.

Ciclo de palestras

O evento, aberto pelo presidente do TRE, desembargador Gilberto Ferreira, teve uma palestra da jornalista Dulcinéia Novaes. De 19 a 26 de outubro será realizado um ciclo de palestras gratuitas, com foco em formação de lideranças políticas femininas. As palestras serão realizadas das 9h às 18h, auditório do edifício-sede do tribunal.

O projeto, inédito na Justiça Eleitoral brasileira, abordará temas como planejamento de campanha, media training, registro de candidatura e prestação de contas. “Com o curso, pretendemos capacitar mulheres e encorajá-las a ingressar na vida pública, oferecendo ferramentas que as auxiliem na construção e no êxito de suas eventuais candidaturas”, diz a juíza da 4ª Zona Eleitoral de Curitiba, Flávia da Costa Viana, presidente da comissão responsável pelo projeto “Mulheres na Política”.