Em ação no TJ-PR, diretoria da OAB-PR distribui pins de acesso às unidades judiciárias estaduais

A diretoria da seccional esteve na quinta-feira (6) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para divulgar e distribuir pins da OAB para advogados que estavam no local. Desde o final do ano passado, a advocacia tem acesso às unidades judiciárias estaduais apenas com a apresentação da carteira profissional e o pin. A utilização do bottom também dispensará ao advogado o uso do crachá no interior dos estabelecimentos.

Estiveram presentes no local o presidente da seccional, Cássio Telles, a vice-presidente Marilena Winter, o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Andrey Salmazo Poubel, e o assessor da presidência, Ricardo Miner Navarro. Além dos representantes da Ordem, a ação contou com a presença do presidente do TJ-PR, desembargador Adalberto Xisto Pereira, e do juiz auxiliar da presidência do TJ-PR, Rodrigo Amaral. O desembargador Xisto Pereira comentou que muitos advogados ainda não sabem da novidade e que está ajudando a disseminar informação.

Sem fila

A medida é resultado de um trabalho que a OAB Paraná vinha realizando perante o Tribunal de Justiça, no sentido de que a advocacia não tenha que passar pelos sistemas de cadastramento e aguardar na fila para a liberação da entrada nos fóruns.  “A conquista é fundamental para a OAB e para a advocacia porque revela o respeito com que o advogado deve ser tratado no seu local de trabalho”, pontuou Telles.

Antes de entrar no tribunal para fazer uma sustentação oral, o vice-presidente nacional das Prerrogativas da OAB, Elias Mattar Assad, também recebeu o pin das mãos do presidente Cássio Telles. Os advogados que conversaram com a diretoria da OAB Paraná foram unânimes na aprovação da novidade.  “É muito mais fácil ingressar no tribunal com o pin”, destacou Caio Fortes de Mateus. “Eu não sabia dessa facilidade. Ficou prático”, avaliou a advogada Beatriz Marafon Silva Spack. “Nossa entrada nos fóruns e aqui no tribunal está bem melhor assim”, frisou Bernardo Bolduan.  “É uma fila a menos no nosso cotidiano profissional”, resumiu Leonice Aparecida Gomes.

Dos quatro cantos

Os advogados de Londrina Jefferson Dias Santos e Marco Aurélio da Assunção, que costumam vir a Curitiba três vezes por mês, também aprovaram a novidade. “Faz diferença na nossa rotina”, afirmaram. Bruno Brandão, que advoga em Maringá, gostou tanto de receber o bottom das mãos da vice-presidente Marilena Winter, que pediu mais cinco unidades para levar aos demais advogados do escritório Advocacia Brandão. “Venho de Foz do Iguaçu. É uma viagem longa. Qualquer tempo ganho é vantajoso”, relatou Alessandra Raffaelli Boito.

“Ganhamos tempo ao sermos dispensados de pegar o crachá do TJ-PR e também nos sentimos mais respeitados”, disse Jucilene Rosa da Silva, que advoga em Paranaguá. “Fico feliz ao saber da novidade e ao tomar conhecimento de que agora nos fóruns da Justiça do Paraná só precisamos do pin e da carteirinha. Nada de crachá”, pontuou Thedeney Barreto de Alencar, que também advoga em Paranaguá.

“Nos muitos anos em que milito na advocacia, antes em Pato Branco e agora em Curitiba, já peguei muita fila. A praticidade é uma boa novidade”, ponderou Iverli Tibes. Para o advogado Rodrigo Novelli, que atua principalmente em Santa Catarina, a medida também é muito positiva. “Vou sugerir à OAB catarinense que providencie um sistema semelhante”, disse.

Onde retirar gratuitamente o pin

Os advogados paranaenses poderão retirar os novos pins encomendados pela OAB Paraná para acesso às unidades judiciárias do TJ-PR nas sedes da seccional, das subseções e salas da OAB. Será fornecido um pin por advogado, mediante a apresentação da carteira profissional.