Em pesquisa, sociedade e advogados apontam contribuição do Judiciário com o país

Sociedade, advogados e defensores públicos reconhecem a importância da contribuição do Judiciário para combater a corrupção, a violência e a homofobia no Brasil, além de promover a democracia. É o que revela o “Estudo da Imagem do Poder Judiciário”, divulgado na segunda-feira (2/11) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio).

O combate à corrupção é apontado, dentre as ações listadas nesse segmento da pesquisa, como o que mais se beneficia da contribuição do Judiciário. Entre os advogados, 62% consideram que o Judiciário mais contribui do que atrapalha no combate à corrupção. O índice é de 83% entre os defensores públicos e de 49% para a sociedade em geral.

Das ações listadas na pergunta, a única em que a contribuição do Judiciário não foi majoritariamente reconhecida é a redução da pobreza. Para quase dois terços dos advogados ouvidos, nesse quesito a ação do Judiciário é indiferente. Contudo, 18% dos advogados acham que o Judiciário contribui para a redução e 15% acham que atrapalha. Entre os defensores públicos, a percepção de 59% é de que o Judiciário ajuda a reduzir a pobreza (veja quadro).

A pesquisa ouviu, ao todo, 2500 entrevistados e foi realizada no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas. O levantamento abrangeu diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça); advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

Fonte: Pesquisa AMB/FGV

Leia também:

Confiança na OAB supera a dedicada a empresas privadas e movimentos sociais, aponta pesquisa AMB/FGV

OAB figura entre as instituições com os melhores índices de confiança da população

Melhora no atendimento está entre ações prioritárias para aprimoramento dos tribunais, dizem advogados

Uso de tecnologia nos processos da Justiça é aprovado por 51% dos advogados

Pesquisa AMB: advogados são os mais bem avaliados entre membros do sistema de Justiça

Só 53% dos brasileiros consideram a democracia superior às demais formas de governo

Para a maioria dos advogados e defensores públicos relação entre os poderes é conflituosa

Um terço dos advogados considera ruim a atuação do Judiciário