Um terço dos advogados considera ruim a atuação do Judiciário

A atuação do Judiciário é considerada ruim ou péssima para 32% dos advogados ouvidos pelo “Estudo da Imagem do Poder Judiciário”, divulgado na segunda-feira (2/11) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio). Entre os 500 advogados ouvidos, outros 45% apontaram a atuação como regular e 22% a classificaram como ótima.. Entre os 100 defensores públicos que responderam à pesquisa a avaliação do Judiciário foi melhor: é ótima para 35%, regular para 57% e ruim para 6%.

Quanto ao funcionamento do Judiciário, 39% dos advogados consideraram que está bem ou muito bem. Outros 59% acham que vai mal ou muito mal. Entre os defensores públicos, a aprovação é de 52% e a reprovação de 42%.

Alcance

Além dos 600 advogados e defensores, a pesquisa ouviu mais 1900 entrevistados. Dentre os respondentes da sociedade em geral, 61% classificaram a atuação do Judiciário como ótima boa. O aval para o funcionamento do Judiciário em 2019, no entanto, foi menor: 37% contra 53% há um ano.

O levantamento apresenta dados coletados no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas. A pesquisa abrangeu diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça); advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

Fonte: Pesquisa AMB/FGV

Leia também:

Confiança na OAB supera a dedicada a empresas privadas e movimentos sociais, aponta pesquisa AMB/FGV

OAB figura entre as instituições com os melhores índices de confiança da população

Melhora no atendimento está entre ações prioritárias para aprimoramento dos tribunais, dizem advogados

Uso de tecnologia nos processos da Justiça é aprovado por 51% dos advogados

Pesquisa AMB: advogados são os mais bem avaliados entre membros do sistema de Justiça

Sociedade e advogados apontam contribuição do Judiciário com o país

Só 53% dos brasileiros consideram a democracia superior às demais formas de governo

Para a maioria dos advogados e defensores públicos relação entre os poderes é conflituosa