Melhora no atendimento está entre as ações prioritárias para aprimoramento dos tribunais, dizem advogados

A melhora no atendimento e a simplificação dos procedimentos estão entre as ações prioritárias para aprimorar o funcionamento dos tribunais, na avaliação dos advogados que participaram do “Estudo da Imagem do Poder Judiciário”, realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio).  Para 35% dos profissionais entrevistados, o primeiro ponto é fundamental para melhorar o funcionamento das cortes. Já a simplificação dos processos foi eleita por 31% deles, seguida pela redução dos custos ocasionados nos processos (24%) e a melhora do uso dos recursos tecnológicos (24%).

Já para 38% da sociedade em geral, a diminuição dos prazos figura entre as ações prioritárias para melhorar o funcionamento dos tribunais. Na sequência estão o aprimoramento da informação sobre o funcionamento e prazos da Justiça (34%),  a melhora no atendimento (23%) e da informação sobre os custos dos procedimentos jurídicos (23%).

Entre os defensores públicos ouvidos neste segmento da pesquisa, 40% apostaram na simplificação dos procedimentos como ação prioritária nos tribunais. Na sequência estão a diminuição dos prazos (33%), a redução dos custos ocasionados nos processos (20%) e a simplificação da linguagem jurídica (20%).

A pesquisa divulgada na última segunda-feira (2) ouviu 2.500 entrevistados  no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. Foram utilizadas metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas. O levantamento abrangeu diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça); advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

Fonte: Pesquisa AMB/FGV

Leia também:

Confiança na OAB supera a dedicada a empresas privadas e movimentos sociais, aponta pesquisa AMB/FGV

OAB figura entre as instituições com os melhores índices de confiança da população

Uso de tecnologia nos processos da Justiça é aprovado por 51% dos advogados

Pesquisa AMB: advogados são os mais bem avaliados entre membros do sistema de Justiça

Sociedade e advogados apontam contribuição do Judiciário com o país

Só 53% dos brasileiros consideram a democracia superior às demais formas de governo

Para a maioria dos advogados e defensores públicos relação entre os poderes é conflituosa

Um terço dos advogados considera ruim a atuação do Judiciário