Emoção marca o encerramento do 8º Colégio de Presidentes de Subseções em Foz do Iguaçu

Após a manifestação dos presidentes de subseções, no segundo dia do 8º Colégio, em Foz do Iguaçu, conselheiros e diretores da Seccional também tiveram oportunidade de se despedir, agradecendo e enaltecendo o sucesso da gestão. Os cinco diretores não contiveram a emoção ao falar de suas experiências frente às funções que exerceram junto à OAB Paraná.

O diretor tesoureiro Fabiano Baracat lamentou que, depois de três anos, teria que se despedir do convívio com os demais membros da diretoria e presidentes de subseções. “Vocês foram muito parceiros. Quero deixar abertas as portas de Curitiba, tentando fazer algo parecido com o que foi feito por Artur Piancastelli. Sei que vai ser muito difícil, pois vi que a Caixa de Assistência cresceu muito. Artur fez um belo trabalho de interiorização”, disse Baracat, que a partir de 2019 assume a presidência da CAA-PR.

O secretário-geral adjunto Alexandre Quadros agradeceu aos presidentes de subseções,  aos conselheiros e à diretoria a confiança de compartilhar a carga das prerrogativas. Presidente da Câmara de Direito e Prerrogativas da OAB Paraná, Quadros expôs o sentimento de enfrentar as situações de desrespeito à profissão. “A gente vive a angústia do advogado agredido, humilhado, que sofre, mas ao mesmo tempo divide o privilégio de representar a nossa instituição nos tribunais, nas delegacias, nos fóruns”, disse. Segundo Quadros, o volume de processos praticamente triplicou na última gestão. Foram 4.300 processos de assistência em prerrogativas.  “Sinto-me plenamente grato e satisfeito por essa oportunidade”, afirmou.

Família OAB

A secretária-geral Marilena Winter endossou as palavras dos diretores e presidentes de subseções, destacando a intensidade do convívio e o uso da figura da “família” como metáfora da união existente na atual gestão. “Nos unimos pelo trabalho, pelas lutas, porque acreditamos em uma causa comum. Foram tantos desafios, e se a diretoria fez bem feito foi porque todos os presidentes também estiveram cuidando do seu respectivo papel. Todos nós somos uma só OAB”, disse Marilena. Ao citar um poema de Fernando Pessoa, aconselhou: “Seja tudo o que você é no mínimo que você fizer”. E concluiu dizendo que fazer parte desta diretoria é algo inesquecível.  “Estaremos todos aqui para mais três anos”, ressaltou, referindo-se aos que continuarão na gestão da Ordem, como ela própria, que exercerá a função de vice-presidente da Seccional.

“A emoção do momento nos toma o peito”, revelou o vice-presidente Airton Martins Molina. “Tenho a dizer que foram três anos de uma maravilhosa interlocução. Esse carinho que dedicam a mim deve ser estendido a toda diretoria.  Foram eles que me deram oportunidade e deliberaram para atender a maioria dos pedidos que vocês [presidentes de subseções] me fizeram”, disse.

Sonhos

O presidente da OAB Paraná foi o último a se manifestar. Muito emocionado, José Augusto Araújo de Noronha disse se lembrar dos primeiros dias em que assumiu a presidência da Ordem e dos sonhos que alimentava para a advocacia paranaense. “Tinha todos os sonhos para fazer da nossa instituição um orgulho daqueles que nela ingressam. E tenho orgulho de dizer que o nosso grupo é formado por pessoas que não têm interesses pessoais acima dos interesses institucionais.”

Noronha agradeceu sua diretoria e falou da sua satisfação de tê-la ao seu lado. “Entregamos uma Ordem mais humana, que corresponde aos anseios dos advogados. Às vezes não dormi pensando no que poderia fazer para melhorar as condições de vida dos nossos colegas”, contou. “Foi mostrando que nós temos força e respeito que conseguimos muito para a advocacia. Devo ter falhado, certamente falhei, mas jamais quis decepcionar cada um de vocês”, concluiu, sob os aplausos de todos os presentes.

Renovação

O presidente eleito Cássio Telles comentou que esse  era o momento que mais aguardava, depois de uma série de outros compromissos que cumpriu durante a semana. “É quando estaria aqui ao lado de todos vocês para dizer ‘muito obrigado’.  Não tenho a menor dúvida de que o motivo que nos levou a essa vitória retumbante foi trabalho. Vocês dedicaram a plenitude dos seus dias à Ordem dos Advogados. Foz é um convite ao lazer, mas todos estão aqui ainda trabalhando, exercendo o seu mandato. Essa é a diferença desse grupo”, ressaltou.

Telles apresentou números que dão as provas de renovação nos quadros da OAB: 21 presidentes de subseções serão conselheiros seccionais, 37 presidentes de subseções estarão exercendo o cargo pela primeira vez, 72% do Conselho serão de novos conselheiros e conselheiras, 14 mulheres estarão presidindo as subseções (hoje são quatro), e o Paraná terá um representante na diretoria do Conselho Federal (José Augusto Araújo de Noronha assumirá o cargo de diretor tesoureiro do CF). Aliado a tudo isso, é a primeira vez que um ex-presidente de uma subseção ocupará o cargo de presidente de Seccional (Cássio Telles foi presidente da subseção de Pato Branco).

“Renovação no nosso time significa vida longa, que será construída em bases sólidas, sobre um trabalho já realizado. Obrigado pelo apoio da grande votação. Estamos muitos esperançosos, porque estamos recebendo uma OAB bem estruturada. Toda a nossa diretoria está muito disposta a realizar um excelente trabalho”, afirmou.