Presidentes de subseções se despedem da gestão 2016-2018

No segundo dia de atividades do 8º Colégio de Presidentes de Subseções, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, abriu a palavra para os participantes. Todos os presidentes de subseções tiveram oportunidade de se pronunciar e, em geral, manifestaram a satisfação pelas experiências vividas e amizades construídas como dirigentes da Ordem.

“É com alegria e nostalgia que chegamos ao final desse evento. Tenho gratidão e honra por ter passado três anos com esse grupo; aprendi demais. Saio dessa gestão muito melhor do que entrei. Não só pelo conhecimento de OAB, mas pelos amigos que conquistei”, disse o presidente André Azevedo, da subseção de Araucária.

“Saio da condição de presidente de subseção muito mais rico do que entrei – rico em experiência, conhecimento, amizade”, afirmou o presidente da subseção de Assis Chateaubriand, Roque de Oliveira Barbosa.

Vozes múltiplas

O presidente da subseção de Bandeirantes, Paulo Buzato, que exerceu o seu segundo mandato também destacou a amizade, o respeito, a consideração e a convivência entre os dirigentes. Buzato, que foi o coordenador dos Colégios de Presidentes, ressaltou o novo formato proposto pela diretoria, que deu aos presidentes a oportunidade de sugerir as pautas dos encontros. “Não é possível ser mais democrático”, comentou.

Presidente da OAB Campo Largo, Ivo Gobbato de Carvalho disse que o 8º Colégio representa o fim de um ciclo. “Foram várias conquistas na advocacia e acredito que esse seleto grupo vai deixar história na OAB Paraná.”

Nove anos presidente da subseção de Nova Esperança, Edson Olivatti destacou que a OAB Paraná chegou onde está pela grandeza de sua eficiência. “Fico tranquilo com o futuro da Ordem”, disse. Tendo enfrentado um câncer, Olivatti agradeceu também o apoio pessoal dos colegas que, segundo ele, foram fundamentais para conduzi-lo a um estado de paz espiritual. “Estou extremamente realizado e bem”, afirmou.

Para Rafael Gonzales, da subseção de Cianorte, é importante divulgar mais tudo o que a OAB faz para o advogado. “Tivemos uma diretoria 100% comprometida. Noronha defendeu com unhas e dentes o advogado do Paraná. Foi porto e farol para nós. Vou levá-los todos no coração.”

Rubia Carla Goedert, presidente em exercício da subseção de Ponta Grossa, enfatizou a gratidão pelo apoio de todos. “Sinto-me lisonjeada de ter participado dessa gestão”, ressaltou.

Acolhida

Marcos Salvatti, primeiro presidente da subseção de Colombo, a 48ª do Paraná, criada em 2017, agradeceu o acolhimento que teve por parte dos colegas. A recepção que tive de todos vocês foi fundamental para nos dar ânimo e levar em frente esse projeto. Todos devem se considerar padrinhos da subseção de Colombo”, disse.

Flávia Sehenem, de Medianeira, que será conselheira na próxima gestão, destacou que a OAB é uma grande família. “Obrigada à seccional e a todos pelo carinho”, agradeceu.

A presidente da subseção de Rio Negro, Daniela Nardes, ressaltou que todos aprenderam a conviver como amigos. E, assim, contribuíram para que a seccional estivesse mais próxima das subseções. “A OAB do Paraná é especial. Cada um deu um pouco de si, mas recebeu muito mais.”

“Essa gestão foi combativa”, afirmou Maicow de Freitas Mercer, de Telêmaco Borba. “Nesses três anos não houve um dia sequer que não tenhamos debatido, discutido, levado ao conhecimento da diretoria as dificuldades da advocacia. E a diretoria foi incansável. Não deixou nenhuma solicitação por responder”, assinalou.

OABPrev e Diário Oficial

As atividades do segundo dia do 8º Colégio de Presidentes de Subseções começaram com uma exposição sobre a OABPrev-PR, feita pelos seus diretores Wellington Silveira, Basílio Vicente de Castro Neto, Joel Manuel Justo Silva, Ricardo Cavalcante de Albuquerque e o gerente executivo Felipe Vidigal.  Foram apresentados os resultados recordes do fundo de previdência da advocacia do Paraná.

Em seguida, o coordenador do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, Giovani Cássio Piovezan, informou os presidentes sobre a obrigatoriedade de publicação de todos os atos no Diário Oficial da OAB. A partir de janeiro de 2019, todos os atos devem ser encaminhados ao TED, que por sua vez os repassará ao Conselho Federal. A criação do Diário Oficial da OAB, instituído por meio da lei 13.668/2018 e pelo provimento 182 do Conselho Federal, foi uma iniciativa da OAB Paraná. As regras para publicação serão repassadas para as subseções. Entre outras vantagens, a publicação de atos no Diário Oficial da OAB garantirá agilidade aos processos disciplinares e redução de custos para a Seccional e para as subseções.