ESA amplia ações para bem cumprir a missão de proporcionar aprimoramento profissional

Da formação para os interessados em atuar na advocacia dativa à pós-graduação, a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná não poupou esforços para avançar, neste triênio, em sua missão de proporcionar aprimoramento profissional aos advogados e advogadas do Paraná.  Eis as principais ações:

Mais de 110 mil inscrições

Ao longo da atual gestão, a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná superou a marca de 110 mil inscrições. Nesse período a ESA registrou mais de 60 mil alunos. A advocacia iniciante predomina entre os inscritos com quase 50% da participação. A missão de capacitar os profissionais fica evidente diante desse dado e do fato de que 70% dos alunos da ESA têm entre 26 e 45 anos, sendo a faixa de até 30 anos a mais expressiva.

 

Interiorização e exteriorização

Desde a implantação dos cursos EAD, em maio de 2019, foi registrada na ESA da OAB Paraná maior adesão da advocacia do interior, sendo raros os meses em que o volume de inscrições da capital superou o gerado nas subseções. Embora os paranaenses sejam 84% dos inscritos, a ESA tem em seu cadastro alunos de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e também de outros países – Estados Unidos, Peru e Portugal.

 

Grandes eventos

Além dos cursos, a ESA tem se dedicado à promoção de grandes eventos. Só neste segundo semestre foram realizados a Semana da Advocacia Iniciante (em agosto), o 2º Simpósio Internacional de Direito Médico e da Saúde (em setembro), o Ciclo de Estudos de Direito do Trabalho: Processo do Trabalho (em setembro) e o IV Congresso Paranaense de Direito Empresarial (em outubro). Para novembro estão programados o Congresso de Responsabilidade Civil, Congresso de Direito do Trabalho e o III Congresso de Direito Bancário.

 

Foco na atualidade

Preocupada em aprimorar a cultura jurídica e em contribuir com permanente atualização da advocacia, a ESA tem priorizado a oferta de eventos sobre temas atuais, promovidos logo que se consolida a mudança da legislação. Exemplos disso são os eventos que trataram do Pacote Anticrime em diversas ocasiões, da Lei de Liberdade Econômica (em outubro de 2019), da Lei de Licitação e Contratação Pública (em abril de 2021), da Lei de Falências (em fevereiro de 2021). A ESA promoveu e apoiou também eventos sobre Crimes Econômico-Financeiros e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

Hot site

Nesta gestão a ESA da OAB Paraná ganhou um hotsite para facilitar a busca da advocacia pelos cursos e eventos promovidos pela escola. Confira aqui.

 

Mentoria

A ESA também passou a oferecer um Programa de Mentoria organizado em cooperação com a Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Computacional. O objetivo é oferecer apoio e ferramentas para que profissionais experientes possam atuar como mentores de carreira, orientando a advocacia iniciante a identificar e alcançar seus objetivos. Com resultados positivos na sua turma inicial, o programa chegou este ano ao seu 2º ciclo.

Saiba mais aqui.

 

Convênio para formar mediadores e conciliadores

Foram certificadas pela ESA em janeiro de 2021 as primeiras advogadas a concluir um de seus novos cursos: o de Formação para Conciliadores e Mediadores Judiciais, fruto de uma autorização obtida junto ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) vinculado à 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Relembre.

 

Pós-graduação em LGPD

A ESA da OAB Paraná criou nesta gestão um curso de pós-graduação on-line em parceria com a Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE-PR) sobre Privacidade e Proteção de Dados. A carga de 360 horas está dividida em quatro módulos a serem concluídos em 6 meses. O corpo docente é composto por grandes especialistas da área.

 

Curso para dativos

Em 2020, a ESA passou a transmitir gratuitamente os 12 módulos do curso de formação previsto no Regulamento da Advocacia Dativa. Os profissionais que se inscrevem para a advocacia dativa devem cumprir carga-horária mínima de 4 horas, podendo escolher os módulos que preferem e, inclusive, se inscrever em todos eles. Os módulos são agrupados em introdução à advocacia dativa (regulamento e aspectos gerais); práticas jurídicas nas áreas de especialização da advocacia dativa; e interface com o Judiciário. Acesse.