Majoritariamente feminino, Colégio de vice-presidentes das seccionais se reúne em Brasília

Representantes das 27 seções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão reunidos hoje em Brasília para o Colégio de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais. Dos 27 vice-presidentes, 19 são mulheres, entre elas Marilena Indira Winter, da OAB Paraná.

“O colégio de vice-presidentes é formado, na sua maioria, por mulheres , revelando que as lideranças femininas estão cada vez mais ocupando espaços no sistema OAB”, observa a vice-presidente da seccional paranaense.

Um dos temas que esteve em debate foi o enfrentamento à violência de gênero. “O colégio manifestou a grande preocupação de todas as seccionais com a violência e reforçou a importância de medidas de prevenção, bem como, de conscientização da sociedade sobre o problema”, disse Marilena.

Também foram tratadas as regras de gestão do sistema OAB e do Provimento 185/2018, com participação do Tesoureiro do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha, que abordou temas pertinentes à boa gestão e transparência. Foram abordados ainda temas de interesse comum a todas as seccionais, que têm gerado grande preocupação, como o Exame de Ordem e a qualidade do ensino.

Vice-presidentes de seccionais repudiam feminicídios de advogadas

O Colégio de Vice-Presidentes manifestou repúdio ao feminicídio das advogadas paranaenses Lucimara Stasiak e Angelina Silva Guerreiro Rodrigues. Lucimara foi encontrada morta no dia 3 de abril, em Balneário Camboriú. E Angelina foi morta em sua casa, em Curitiba, na última segunda-feira (22). Nos dois casos, os suspeitos são os companheiros das vítimas. Ao mesmo tempo, o Colégio reforçou a posição das seccionais no sentido de envidar todos os esforços para o enfrentamento intransigente da violência de gênero, tema que assume caráter de urgência na sociedade brasileira.