Mulheres assumem presidência e vice-presidência na OAB Laranjeiras do Sul

A diretoria da OAB Laranjeiras do Sul eleita para a gestão 2019/2021 foi empossada solenemente neste sábado (6/4). Tomaram posse a presidente Maressa Pavlak Melati; a vice-presidente Jaqueline Lusitani Carneiro; o secretário-geral Wanderson da Silva Prada; o secretário-geral adjunto Benjamim de Bastiani; e o tesoureiro Pablo de Souza Nunes.

Conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, a solenidade contou ainda com a presença de Rodrigo Sánchez Rios, secretário-geral da seccional; Alexandre Salomão, diretor de prerrogativas da OAB Paraná. A cerimônia também foi prestigiada pela conselheira honorária e detentora da medalha Vieira Netto Edni de Andrade Arruda.

Maressa Pavlak Melati integra o grupo de 14 mulheres eleitas para presidir subseções da OAB Paraná no triênio 19-21, número sem precedentes na história da seccional.

A subseção de Laranjeiras do Sul congrega 263 advogados ativos que atuam em 13 municípios: Campo Bonito, Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu e Virmond.

OAB Paraná Total

Na sexta-feira (4), Maressa Pavlak Melati e Cássio Telles, realizaram uma audiência pública na comarca de Guaraniaçu, no âmbito do OAB Paraná Total. O programa foi idealizado pela diretoria da seccional para diagnosticar as dificuldades enfrentadas nas 161 comarcas do estado.

Nos  encontros, os dirigentes da OAB buscam ouvir as demandas da advocacia a partir de sua vivência profissional cotidiana. Ao fim do circuito, as informações subsidiarão ações em busca de melhorias junto aos tribunais, ao Ministério Público e à Secretaria de Segurança Pública.

 

Confira a íntegra do discurso proferido pela presidente da OAB Laranjeiras do Sul

Excelentíssimo senhor doutor Cássio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Paraná, sinto-me honrada ao fazer parte desta sessão solene de posse em sua presença. O doutor é orgulho de todas as advogadas e advogados brasil, em seu nome cumprimento todos os empossandos desta noite, desejando-lhes bravura e determinação para a gestão 2019-2021 na OAB Subseção de Laranjeiras do Sul, bem como cumprimento todos os integrantes da diretoria da seccional que se fazem presentes nesta solenidade.

Minhas queridas advogadas, cumprimento a todas em nome da minha vice-presidente doutora Jaqueline Lusitani Carneiro, advogada com quem divido a condução desta subseção e de quem tenho muito orgulho.

Meus queridos advogados, cumprimento todos em nome do meu amigo, sócio, ex-presidente, ex-conselheiro e atual membro do Tribunal de Ética e Disciplina de Cascavel, doutor Almir Machado de Oliveira, você é o legítimo dirigente de Ordem, seu amor pela advocacia e pela OAB são contagiantes.

Ilustríssima Senhora doutora Suzana Valdenir Perboni, representante da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Paraná, em seu nome cumprimento todos as presidentes e os presidentes de subseção, bem como todas as delegadas e delegados da Caixa de Assistência aqui presentes.

Excelentíssimo senhor doutor João Luiz Wentz, nosso querido doutor João, juiz federal da Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul, em seu nome cumprimento todos os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, bem como todos os serventuários da justiça presentes.

Ilustríssimo Senhor Jonatas Felisberto da Silva, prefeito municipal de Laranjeiras do Sul, em seu nome cumprimento todos os membros do Poder Executivo e Legislativo presentes nesta solenidade.

Meus familiares, amigos, amigas, demais autoridades presentes, senhoras e senhores.

Há 12 anos eu iniciava minha trajetória na advocacia. Jovem advogada, com muitas incertezas e muitos sonhos.

Confesso a todos, de forma muito sincera, que quanto aos sonhos, nem dentre aqueles mais distantes, sonhei um dia receber tamanha honraria: a de representar meus colegas advogados na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Laranjeiras do Sul.

É uma honra muito grande ocupar a presidência desta subseção, porque é grande o orgulho de ser advogada. Contudo, aliada à honra, encontra-se a responsabilidade de estar à frente da maior e mais respeitada entidade de classe do nosso Brasil.

Desde logo, registro o sincero agradecimento a essa advocacia combativa e guerreira da nossa subseção, que aqui está representada pela minha diretoria, a vice-presidente Jaqueline Lusitani Carneiro, o secretário-geral Wanderson da Silva Prada, o secretário-geral adjunto Benjamim de Bastiani, o diretor-tesoureiro Pablo de Souza Nunes, meus queridos representantes da diretoria, Grislane Civa Piovesan, Eliton Rafael Sanches Alves, Eduardo Felipe Veronese e meu querido amigo e delegado da Caixa de Assistência Flaviano de Matos.

O compromisso desta diretoria é empenhar-se ao máximo para bem cumprir a missão que nos foi confiada, visando uma gestão participativa, transparente, corajosa, leal aos anseios da classe e inimiga dos abusos a democracia, as liberdades e ao Direito.

Firmamos o compromisso quando nós lançamos a sermos candidatos a eleição desta Subseção em buscar a união da advocacia, a luta incansável das defesas de nossas prerrogativas e um trabalho em prol da advogada e do advogado de nossa Subseção, vocês serão nossa prioridade.

Certamente enfrentaremos muitos desafios, como os que ora já se apresentam, entretanto estaremos aqui, alinhados com a Seccional para o bom combate, pois é isto que se espera de um dirigente de Ordem. Poderemos pecar pelo excesso, mas nunca pela omissão.

A Ordem dos Advogados do Brasil tem por objetivo – dentre outros tantos, a defesa da coletividade, da democracia, da ordem jurídica, da justiça, do direito, da sociedade, da pátria e das advogadas e dos advogados.

E essa instituição de fato é grandiosa. A defesa intransigente da profissão que representa um dos pilares da justiça, a busca permanente por melhorias na prestação jurisdicional, campanhas educativas, de orientação, participação nos movimentos da nossa sociedade, enfim, a OAB é uma importante voz para aqueles que não têm voz. Está presente em todos os momentos decisivos da vida do PAÍS, sempre na linha de frente, com posicionamentos sérios e coerentes.

E nós, advogadas e advogados, somos indispensáveis à administração da Justiça, como diz nossa carta maior em seu art. 133, cujo dogma também garante que somos “invioláveis por nossos atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da Lei”, deixando claro que o Estado e a sociedade reconhecem a grandeza da Instituição e de nossa Profissão.

Por isso é que as NOSSAS prerrogativas são irrenunciáveis e compõem garantias legais ao livre e destemido exercício da profissão em defesa da sociedade, o que está Diretoria priorizará, posto que nós advogadas e advogados nos tornamos cada vez mais essenciais à defesa da própria cidadania.

É importante salientar que prerrogativas não são privilégios, prerrogativas são garantias para a sociedade de que terão seus direitos resguardados.

Existe em nosso País uma tentativa nefasta de diminuir a advocacia e de nos tornar desnecessários. Abusos em decisões, honorários aviltantes, desrespeito com nossas prerrogativas, criação desenfreada de cursos de direito e uma tentativa de acabar com o exame de ordem. Buscaremos a todo custo garantir que isto não mais aconteça.

Dignidade e Respeito à Advocacia, esse é o lema doutor Cássio. É por isso que lutaremos é isso que incansavelmente buscaremos.

Nesta gestão que se inicia temos grandes projetos.

E não nos digam que estamos somente “sonhando”, porque toda realização tem início com um sonho.

Não importa que o sonho pareça impossível, pois como falou Mário Quintana:

“Se as coisas são inatingíveis, não é motivo para não as querer. Que tristes os caminhos se não fosse a presença mágica das estrelas”.

Queremos a união dos advogados e um bom relacionamento com os Magistrados, Promotores, Serventuários, Políticos e com a sociedade.

Pretendemos, dentre outras realizações, implantar a efetiva Seção Judiciaria de Quedas do Iguaçu a construção de um novo fórum para aquela comarca propiciando conforto e segurança aos Jurisdicionados e – de forma imediata, estamos envidando esforços para conseguirmos a separação da Vara de Família da Vara Criminal, problema histórico em nossa Comarca.

Junto com a administração municipal já pleiteamos a implantação da Delegacia Cidadã que abarcará a Delegacia da Mulher, Idoso, dentre outros.

Alinhamos com o doutor Cássio a implantação da sala piloto totalmente aparelhada com acesso digital e monitoramento junto ao Fórum de Cantagalo, trazendo conforto aos colegas totalmente equipada com ar condicionado, internet, café, dentre outros, reivindicação antiga dos colegas residentes naquela Comarca.

Necessitamos que nossa Subseção seja equiparada a outras do mesmo porte, hoje mais avançadas a nível de equipamentos, instalações e pessoal.

Para tanto necessitamos de parcerias, para conseguirmos modernizar, agilizar e dar transparência à prestação de serviços pelos órgãos públicos à toda pessoa que dele necessitar.

Em três meses de gestão já pudemos trazer várias melhorias para a Classe, com a disponibilidade de estacionamento no interior do Fórum da Comarca de Laranjeiras do Sul, o que antigamente estava restrito somente ao Presidente da Subseção. Pleiteamos vagas exclusivas junto ao Fórum de Quedas do Iguaçu. Viabilizamos a liberação de toda a internet nas salas dos advogados junto as Comarcas e implantaremos acesso à internet em todas as salas de audiência e Tribunais do Júri. Reduzimos os valores referentes a locação do nosso belíssimo espaço de convivência, dando a oportunidade para todos as advogadas e advogados de utilizarem nosso moderno espaço, bem como estruturamos o parlatório da Delegacia de Polícia de Laranjeiras do Sul, trazendo aos advogados uma maior comodidade e privacidade no trato com os presos.

Realizamos tratativas com o Poder Judiciário de Cantagalo a fim de amenizar os flagrantes abusos cometidos naquela localidade. Protocolizamos pedido de providências junto a Câmara de Prerrogativas da nossa Seccional onde fomos prontamente atendidos pelo nosso querido diretor Alexandre Salomão. E temos a absoluta certeza que tais problemas serão resolvidos.

Trouxemos palestras e cursos tão deficientes em nossa Subseção. E pretendemos continuar nessa busca incessante de melhorias a toda classe. Sabemos que nada é fácil. Mas, quanto maior as dificuldades, maior a vontade de trabalhar e a necessidade de vencermos.

Sinto-me honrada por ser a segunda mulher a estar na presidência desta Subseção. Mais honrada ainda em dividir a presidência com outra mulher, doutora Jaqueline, brilhante advogada, totalmente dedicada, incansável, fato este nunca registrado em 29 anos de Subseção. Destaco ainda que se passaram 86 anos para que a OAB do Paraná tivesse na sua diretoria duas mulheres. Pela primeira vez uma eleição foi disputada com duas mulheres concorrendo ao cargo de vice-presidente.

Muitos podem pensar que isto é natural, ou que deveria ser, mas não podemos deixar de registrar que realmente é algo histórico!

Registro aqui o empenho do nosso querido doutor Noronha, ex-presidente e atual diretor do Conselho Federal, para que de fato nossas subseções fossem comandadas por mulheres. É notória tal dedicação, posto que nas gestões anteriores somente quatro subseções eram dirigidas por mulheres, e hoje somos 14. Faço questão de citar todas: Maressa, Albina, Patrícia, Maria Cecilia, Sônia, Vânia, Nair, Ana Cláudia, Célia, Geovânia, Rúbia, Adriana, Andreia, Anemere… e ainda sonho, doutora Edni Arruda — você que é a única mulher a receber a maior honraria da advocacia do Paraná, a Medalha Viera Netto — em ver uma mulher no comando da nossa seccional, já que somos a maioria na OAB do Paraná.

Mulheres, já dizia Rosa Luxemburgo: “por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres…”

Por vezes me pergunto porque é tão difícil para a sociedade aceitar que nós podemos, que nós queremos e que não vão nos parar!

Por que é difícil entender que nós mulheres não devemos e não merecemos ser medidas pelas roupas que usamos, mas sim, pelo que pensamos? É importante que se diga: nós pensamos! E agimos e fazemos… Não há limites para nós; não tentem nos parar porque não vão conseguir.

A cada dia percebemos o quanto avançamos neste mundo ainda tão desigual. Existe uma ânsia de todas nós em dizer PAREM DE NOS LIMITAR, PAREM DE NOS MATAR, PAREM; SIMPLESMENTE, PAREM.

É tão estranho pensar que nós mulheres somos julgadas e declaradamente contestadas por nossas escolhas. Se somos mães não seremos boas profissionais, se fomos boas profissionais certamente não somos boas mães ou boas “donas de casa”. Somos contestadas se somos solteiras, ou por não querer ter filhos. Ora, pois, porque não aceitam que fazemos tudo isso com muita competência e que sim, somos excelentes mães, profissionais, e que por vezes queremos ser solteiras e não ter filhos… somos o que quisermos ser.

Fui contestada várias vezes em minha vida; me disseram que era para eu agir ‘como um homem’! Pois bem, esta frase ecoou no meu ser como mais uma afronta –  “agir como um homem” como se homens realmente fossem superiores ou melhores que nós.

Somos iguais, não queremos tratamento desigual; queremos ser tratadas como somos, mulheres, com as nossas peculiaridades, mas nunca com esse pré-conceito de que somos inferiores. Queremos respeito e apenas isso.

Frases machistas como “ela não pode ser presidente porque seu marido não a acompanha nas festas” ou  “ela tem dois filhos, coitados, vão sofrer com sua ausência”, ou “ela não tem dinheiro para ser presidente”, ou ainda: “…mas aí serão duas mulheres… uma na presidência e outra na vice-presidência”…  Todas essas frases foram ditas por homens. E foram o motor e o combustível que guiou meus passos e minha vontade de estar onde estou hoje, aqui, sendo presidente. Sim; uma jovem advogada. Sim; uma mulher. Porque nós mulheres podemos ser e estar onde quisermos, e nada nos fará parar. Não mais.

Políticas públicas precisam ser implantadas, senhor prefeito municipal. Precisamos falar e mais do que tudo educar nossos jovens e nossas jovens a respeito da importância das mulheres e seu papel em nossa sociedade. Preciso citar uma grande notícia vinda do Conselho Federal, onde recentemente editou uma Sumula na qual impede a inscrição de bacharéis em direito nos quadros da OAB daqueles que praticarem atos de agressão e violência contra as mulheres.

Esta Presidente lutará pelas mulheres, pois falar é preciso, agir é necessário, feminismo não é imposição, mas sim igualdade. É também humanidade, e a medida que dela nos distanciamos, mais intensa se faz necessária tornar a luta democrática pela igualdade de direitos, para que nenhuma mulher deixe de ser tratada como ser humano que ela é, que sempre foi tendo seus direitos mais básicos ultrajados ao longo da história da humanidade. O caminho ainda é longo, mas quando a batalha é digna, permanecer lutando é uma questão de honra.

Cito as palavras de Gloria Steinem:

“A melhor maneira de nós cultivarmos a coragem nas nossas filhas e em outras jovens é sendo um exemplo. Se elas virem as suas mães e outras mulheres nas suas vidas seguindo em frente apesar do medo, elas vão saber que é possível.”

Agradeço em especial aos colegas que me antecederam na condução da subseção, os quais não mediram esforços, tempo e dedicação na gestão da entidade.

Agradeço aos organizadores deste evento. pessoas dedicadas que realizaram os trabalhos necessários a este ato. Não vou citar nomes para não pecar pelo esquecimento.

Deixo consignado agradecimentos a todos que nos ajudaram em nossa eleição, foram 125 votos recebidos dos 178 votantes, e de público, o compromisso de que honraremos o mandato recebido.

Presidiremos a subseção para todas as advogadas e advogados, de forma indistinta. E do mesmo jeito assim trataremos os colegas, independentemente de posição política defendida, porque na democracia é assim que devemos agir.

Agradeço a todos os diretores que hoje assumem pelo apoio, dedicação e trabalho, e quero que o ânimo continue, com garra e determinação, para que consigamos realizar os afazeres e compromissos da subseção, que não são poucos.

Agradeço o apoio que temos recebido dos prefeitos, vereadores, secretários de governo de todos os municípios que fazem parte de nossa subseção e, de forma especial, ao prefeito de nossa cidade, Berto Silva, pela forma como tem apoiado as nossas intenções e, vendo que temos por objetivo a melhoria das condições de toda a sociedade, tem dado eco às reivindicações que fazemos ou apoiamos, haja vista que somente fazemos pedidos que tenham por fito o bem comum, o bem da coletividade.

Agradeço especialmente a minha família, aos meus pais Jânio e Raquel minha eterna gratidão, minhas irmãs Juliana e Camila, meus cunhados Guaraci e Shalon, vocês são minha fortaleza, meus afilhados maravilhosos Maria Eduarda, Pedro Henrique e Rafael, meu esposo Emerson, que por vezes entende minha ausência e meus desejos, obrigada por estar ao meu lado, os meus filhos Nelson e Maitê que com seus beijos babados e abraços carinhosos renovam minhas forças e trazem alegria aos meus dias. Amo todos vocês.

Agradeço em especial aos meus colegas de escritório, doutor Almir Machado de Oliveira, doutor Wanderson da Silva Prada, doutor Thiago Martins Vieira, e às minhas queridas Ana Cristina e Terê Bertuol.

Agradeço às funcionárias da OAB: Néia, Andreia, Renata, Marlene e a Adriane, que há pouco nos deixou, vocês são essenciais. Obrigada por tudo.

Por fim, mas não menos importante, agradeço profundamente ao meu amigo, sócio, confidente, Almir Machado de Oliveira. Você, doutor Almir é exemplo de profissional aguerrido, inteligente, apaixonado, dedicado, ético e leal. Com você conheci o verdadeiro amor pela advocacia e pela OAB. Com você, doutor Almir, percebi que não podemos ser meros espectadores, que devemos nos envolver e trabalhar em prol da classe. Chego aqui hoje, com a esperança de dias melhores e com ânimo e voracidade para trabalhar e tentar me igualar pelo menos um pouco ao senhor. Quando cheguei a seu escritório, em abril de 2010, grávida, não poderia imaginar o quanto daria certo, o quanto, com todo respeito à Dona Terê, nossa união estável duraria. Por mim pode durar por toda vida, pois cada dia ao seu lado é um aprendizado e uma alegria.

Obrigada por me ajudar, por me aconselhar, me orientar, realmente chego à presidência desta subseção por olhar para o senhor e almejar ser como é.

Agradeço a Deus por direcionar minha vida, sem Ele sequer existiríamos, ser que nos orienta e nos guarda todos os dias. E que esperamos que assim continue.

Por fim, e agora realmente chego ao fim. preciso dizer que me sinto extremamente honrada pela presença de todos vocês, que aqui vieram e têm a oportunidade de ver uma mulher feliz e uma profissional realizada.

Assim encerro esse discurso, que é um discurso de gratidão, com as palavras de Marco Aurélio Moreira de Oliveira, jurista que teve o privilégio de laborar nas três carreiras que compreendem o tripé da justiça.

“Na cansativa e incessante luta para garantir a incolumidade dos lares, a dignidade do ser humano, sua liberdade, honra, privacidade, propriedade e direitos em geral, surgem os advogados, como enérgicos batalhadores e verdadeiros pontas de lança, preocupados em abrir novas veredas na sociedade para um direito civilizador. São eles os que mantêm o primeiro contato com futuros demandantes e demandados; muito antes de o juiz ouvir e examinar as provas. São os advogados que sentem, diretamente e em primeiro lugar, as angústias humanas. ”

Muito obrigada!